quinta-feira, abril 05, 2007

Almoço do Radio Radar - 31-03-2007





Estas são algumas das fotos enviadas pelo Carlos Vitor Neto, do encontro anual organizado pelo grupo do Radio Radar em 31 de Março 2007, em Chão de Couce, Ansião, ao qual lamentávelmente não me foi possível comparecer.






Mais algumas fotos do almoço de 31/03/07, enviadas pelos Carlos Neto
Mais algumas fotos do almoço de 31/03/07, desta vez enviadas pelo Joaquim Amaro.
As ultimas fotos do almoço de 31/03/07, desta vez enviadas pelo Joaquim Amaro. Voltar à 1ª página.

Etiquetas:

terça-feira, abril 03, 2007

Aviões da 2ª Guerra Mundial - Junkers Ju52

(Este post está em processo de atualização)

O Junkers Ju 52/3m, é um avião alemão trimotor de bombardeamento e transporte, fabricado entre 1932 e 1945 pela empresa Junkers, com capacidade de 17 passageiros. Também é conhecido como "Tante Ju" ou Auntie Ju, e apelidado pelas tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial como "Iron Annie". Foram produzidas mais de 4.000 unidades para utilização civil e militar.
A Aeronautica Militar importou em 1937, 10 unidades da versão g3e, em 1951 importou 2 unidades da versão g7e, e em 1962 mais 14 unidades designados Amiot AAC-1 Toucan, fabricados em França. Antes da Guerra Colonial foram utilizados como aviões civis de transporte de pessoas e bens e, durante a guerra, sobretudo como aviões de transporte e lançamento de pára-quedistas.


Segundo consta, os dois exemplares sobreviventes que estavam ao abandono em Alverca, conforme fotos acima (ver aqui) teriam há bastante tempo sido enviados para a Noruega, onde foram recuperados, tendo ficado lá um exemplar como pagamento e devolvido o segundo às OGMA. Ao que parece, o exemplar devolvido encontra-se no DGMFA, desmontado e coberto com oleados, conjuntamente com alguns outros aparelhos do Museu do Ar, esperando a conclusão das obras do novo Museu do Ar em Sintra. Esperemos que não demore tanto tempo para ver a luz do dia, que seja preciso uma nova restauração ...

Dois exemplares do Junkers Ju52 ainda em bom estado. Espero que o nosso aparelho que está "desmontado e armazenado" no DGMFA, a aguardar a conclusão das obras do novo Museu do Ar em Sintra, esteja em tão bom estado de conservação e que em breve o possamos ver.

Alguns exemplares do Junkers Ju52, utilizados na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial.