terça-feira, março 06, 2007

Fotos do baú - DOGMA2 - 1969


Na ilha do Mussulo: Baptista, Rodrigues, ___, Santos (eu).

No exterior do Aeroporto Craveiro Lopes, por detrás das miúdas, eu e José Silva.


Grupo de ex-OGMA's posando para a foto, junto de um PV-2 na pista em frente ao hangar da delegação das OGMA, em Luanda no ano de 1969. ___, Ribeiro, José Silva e José Santos.

Junto de um F-84 em reparação na DOGMA2

Apesar das cabeças "cortadas" ainda dá para reconhecer alguns ex-colegas que estão ao meu lado nesta foto da DOGMA-2 Luanda, em 1968.


Equipa da Verificação no hangar da DOGMA-2 em Luanda. Seria interessante localizar estes colegas.

Numa pastelaria das Ingombotas antes da ida para a praia de S. Jorge, na ilha de Luanda.

Na placa do aeroporto de Luanda em 1969.

Praia de S. Jorge na ilha de Luanda, 1969. Mário Pereira, José Santos e Ribeiro (já falecido), (Fotos JFS)

--------------------------------------------------------


Delegação das OGMA de Luanda, numa visita ao Observatório da Mulemba em 1969, vendo-se ao centro o Bettencourt Faria que conheci pessoalmente em várias visitas ao observatório. durante os anos 60 e 70. Nessas visitas admirei o seu autogiro fabricado com um motor de VW, os seus ampliadores fotográficos feitos de panelas velhas, a sua extraordinária colecção de conchas e a sucata de radio de aviões, que ele depois utilizava para as suas experiências de radioastronomia e recepção de satélite, sendo um colaborador da NASA no rastreio dos seus satélites. Lembro-me também dos seus artigos na revista Selecções de Radio e sei que escreveu alguns livros sobre a etnografia de Angola. Foi então que em Julho de 1976, quando regressava do meu turno na E/T Cacuaco, ao passar junto à picada de acesso à Estação Emissora de Ondas Curtas da então Marconi que também dava acesso ao Observatório da Mulemba, alguns elementos da tropa das FAPLA aí deslocados, nos informaram que tinha sido assassinado o Bettencourt Faria e outros civis. Pode ler mais informação sobre o assunto neste blogue, site de radio amadores ou aqui e ainda no site http://engenhocando.blog.com/ do jovem (80 anos) Mário, irmão do Bettencourt Faria. (Foto do Jesus Miguel)

---------------------------------------------------------


De pé, da esquerda para a direita: Galupo, Ganaipo, Filipe, Faria Silva e Romão. Atrás do Faria da Silva estão o Costa e o Jorge. Em baixo: Sousa Carvalho e Camboias.Fotos de uma missão na DOGMA2 - Luanda, em 1969, enviadas pelo Sousa Carvalho. Vamos lá a preencher os nomes em falta nas fotos. Actualização feita pelo José Antonio Pinto Costa.

Sousa Carvalho e Faria da Silva.

Em cima:___,Brilha,___,___Em baixo:___,___,Sousa Carvalho,___


Sousa Carvalho e ___ (técnico DTA). (Fotos Sousa Carvalho)
---------------------------------------------------------

O autocarro que fazia o transporte desde Luanda até à DOGMA2, passando pela rotunda do largo da Maianga, onde o policia sinaleiro dava sempre prioridade ao nosso autocarro.

Vista da pista de estacionamento do aeroporto de Luanda com um C-54 (Skymaster) e um C-47 (Dakota) a ilustrar a pose do José Salvador, que gentilmente me enviou estas fotos.

Pessoal da DOGMA2 preparado para uma futebolada.

Um almoço de confraternização onde se vêem muitas caras conhecidas. (Fotos Salvador)

Etiquetas: