quarta-feira, novembro 26, 2008

Altímetro de três ponteiros



Desde 1916, os altímetros fazem parte dos instrumentos os aviões, mas foi só nos anos 50 que se verificou a necessidade de introduzir uma primeira melhoria na sua indicação, pois a ambiguidade da sua leitura esteve na origem de vários acidentes e erros de navegação. Outros erros eram causados pela morosidade na colocação manual da pressão barométrica, da mudança do QFE para o QNH, fornecido pelos controladores aéreos, na aproximação à pista, devido ao tipo de mecanismo utilizado. Para além disso, algumas companhias de aviação recomendavam a introdução do QFE, outras o QNH e havia as que deixavam a escolha ao critério do piloto.

O altímetro convencional dos anos 50 tinha três ponteiros. Um ponteiro indicava a altitude em centenas de pés outro em milhares e um terceiro em dezenas de milhares de pés. Como os dois primeiros ponteiros rodavam rapidamente durante a descida, estes ocultavam temporariamente o terceiro ponteiro. Na última etapa da descida os pilotos de linha bastante atarefados com os procedimentos da aproximação e aterragem, tomando conhecimento do relatório atmosférico e das instruções da torre de controlo, podiam facilmente ler erroneamente o altímetro e descer abaixo da altitude para a qual tinham obtido autorização. Isso aconteceu num fim de tarde de Abril de 1958, com um Viscount com uma tripulação de cinco elementos e sem passageiros, que estava a voar para Prestwick, para iniciar um voo charter no dia seguinte, tendo sido possível ver a pista ainda a tempo de acelerar ao máximo, e aterrar de qualquer maneira, causando alguns estragos na estrutura e pneus cortados.

Ler o artigo completo aqui.

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segunda-feira, novembro 17, 2008

Encontro Verificadores Noratlas


(Eu, Helder, esposa Miguel, Miguel e Mouzinho)
Após algumas diligências, foi possível localizar e juntar estes quatro verificadores dos Noratlas, quarenta anos depois, para um "arroz de berbigão", que afinal era um cozido à portuguesa, organizado pelo Miguel, algures perto da Póvoa de Sta Iria. Foi bom rever os amigos e recordar os tempos e peripécias passadas no hangar 8 e linha da frente.

domingo, novembro 16, 2008

Aviões da FAP - Noratlas


Postal dos Correios alusivo ao Noratlas.

Foto do 6403 que se encontra no Museu do Ar na Granja do Marquês.

No inicio da década de 60, com o eclodir da luta armada nas províncias ultramarinas, a FAP foi obrigada a alterar o seu plano de aquisições, tendo sido colocado a enfase no desenvolvimento de uma força aérea táctica, com unidades operacionais e de cooperação com o exército e um comando de suporte logístico apropriado. O re-equipamento dos Transportes Aéreos Militares começou em 1960, com a aquisição de seis aviões Nord 2502-A Noratlas à companhia aérea francesa UTA, sendo inicialmente registados de F-BGZA a F-BGZG, e depois 6401 a 6406, seguido de mais seis aviões da Nord Aviation, com os números de série 6407 a 6412, para equipar a Esquadra de Transporte Médio na BA-2. A estes foram adicionados dezanove Nord 2501D Noratlas entregues pela Luftwafe, que receberam os números de série 6413 a 6430, na generalidade similares aos anteriores, mas faltando os reactores nas pontas das asas.
Seis destes foram oferecidos depois aos governos de Angola e Moçambique, e dez permaneceram ao serviço da FAP. As identificações ficaram assim:
FAP nº série – 6413; código da WGAF GB+101: c/n 44
FAP nº série – 6414; código da WGAF GB+104: c/n 59
FAP nº série – 6415; código da WGAF GA+237: c/n 47
FAP nº série – 6416; código da WGAF GA+235: c/n 45
FAP nº série – 6420; código da WGAF GB+108: c/n 32
FAP nº série – 6425; código da WGAF 52+50: c/n 56

A partir de Setembro 1977, todos os Noratlas ainda em serviço na FAP foram declarados como excedentes As suas funções passaram a ser desempenhadas pelos Aviocars e o par de C-130 Hércules. (Créditos Spanish and Portuguese Military Aviation de John M. Andrade). Um artigo completo sobre os Noratlas foi publicado por M.Canongia Lopes na revista Mais Alto nº 313 de Junho/Julho 1988.

Noratlas 2501D matrícula 6423, um dos aviões transferidos pela antiga Luftwafe para a FAP. Estes aviões mantiveram as cores originais e tinham a sua base na BA-3 Tancos (Paul Bennett)

Noratlas 2501D matrícula 6407, um avião ex-Luftwafe que manteve a camuflagem original e o símbolo LTG62.(Austin J Brown)
Noratlas 2501D matrícula 6413, também um avião ex-Luftwafe para a FAP, mas pintado em branco e prata, e equipado com reactores nas pontas das asas, para se aproximar do standard do N.2502. Foi operado na BA-1 em missões de quer para a Europa quer para o Norte de Africa (via A.D.Annis)

Aviões Noratlas, entre eles o 6404, estacionados na placa da Base Aerea 9 (Luanda).
Noratlas na pista de Henrique Carvalho, Angola.
Noratlas na Base Aerea da Beira (Revista Mais Alto)

Algures em Angola (JSPereira)


Noratlas 2502 matrícula 6403 nas OGMA em Agosto 1977 (L.Tavares)

Nord 2501 matrícula 6424 em Pedras Rubras em Junho 1977 (L. Tavares)
Nord 2501 matrícula 6422 nas OGMA em Agosto 1971 (L. Tavares)
Avião Noratlas 6421 escoltado por dois T-6, nos finais de 1975, provavelmente em Angola.

Ostentando no nariz o emblema provisório da Esquadra 92 da BA9, em Luanda, o Nord 2502 nº 6405 estacionado num dos aeródromos de manobra em Angola.
Formação de Noratlas no festival aéreo dos GEP's (Grupos Especiais de Pára-quedistas) no Dondo, em Moçambique. (Revista Mais Alto)

Transportando militares e civis. Nova Freixo 1966. (Revista Mais Alto)
Avião Noratlas sendo carregado com um Fiat G91 (?) desmontado.
Alguns Noratlas em operação de transporte de carga.
Restos do avião N. 2501 Noratlas 6419, alvo de atentado à bomba em 13 Novembro de 1975, pela Frente de Libertação da Madeira, abandonado em Àgua de Pena, na ilha da Madeira, perto do aeroporto do Funchal.

O Nord 2501 GC+103, c/n 059, que passou a 6417, nas OGMA.

Desenhos sobre o avião Noratlas, o "Barriga de Ginguba".
Detalhes do Noratlas publicados no nº108 da revista Replic.
Aspectos da revisão e manutenção dos Noratlas nas Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA).

sexta-feira, novembro 14, 2008

OGMA - Vista Aérea


Uma foto enviada pelo Cabé, tirada recentemente por um seu amigo (Júlio Cesar do Aeródromo de Cascais) que sobrevou Alverca num ULM. Clica na foto para expandir.

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sexta-feira, novembro 07, 2008

"Estratégia de um Conflito - Angola 1961-1974"


Vai decorrer no dia 20 de Novembro de 2008, pelas 18:30, no Palácio da Independência em Lisboa, a apresentação do livro "Estratégia de um Conflito - Angola 1961-1974" da autoria do meu amigo Henrique Gomes Bernardo e publicado pela Editora Prefácio. A apresentação será efectuada pelo Tenente-Coronel Abílio Pires Lousada.

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sábado, novembro 01, 2008

Blogue do João Morgado

Tendo o João Morgado iniciado a postagem dos relatos das suas viagens e aventuras no seu blogue pessoal "As Minhas Viagens", que todos iremos visitar certamente, aproveitei para adicionar o respectivo link na coluna à direita. Caso hajam mais sites ou blogues de ex-colegas das OGMA, seria interessante que fossem divulgados entre nós.