sábado, dezembro 30, 2006

Roteiro de pistas de Portugal

Tal como sugerido pelo Cabé na mensagem abaixo, acabei de "linkar" o site em causa (Roteiro de Pistas) para futuras visitas e enriquecimento do nosso blogue. JFS
----------------
Envio-te o link do site do aeródromo de Tires aqui ao pé de minha casa q foi executado e mantido pelo meu amigo Júlio César, colega da rádio com o indicativo CT1BWI. Tb já está “retired” da RDP. Tem todas as pistas de Portugal, Espanha e Itália a maioria fotografadas por ele com a sua Nikon D200. Se quiseres juntar o link ao teu Blog, please be free !(http://www.pelicano.com.pt/zpistas_in.html),
Carlos Pinheiro

Etiquetas:

Memórias - OGMA 1968


Aproveito para publicar esta foto preciosa enviada pelo Carlos Neto, de uma garrafa comemorativa dos 50 anos das OGMA, autografada pelo então Presidente da República, Américo de Deus Rodrigues Tomás.

Américo de Deus Rodrigues Tomás (1894-1987), exerceu os mandatos presidenciais durante a conturbada década de 60 e início dos anos 70. Com o 25 de Abril de 1974 foi demitido do cargo e expulso da Armada, preso e conduzido à ilha da Madeira de onde partiu depois para o exílio no Brasil, tendo regressado a Portugal por consentimento do então Presidente da República general Ramalho Eanes, em 1980, uma vez que nunca lhe tinha sido instituído nenhum processo-crime.

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Almoço dos Avionics - 16/12/2006












Mais quatro fotos do nosso almoço de 16/12/2006. Na foto de baixo pode-se ver destacado o John Grade, pescador amador de Armação de Pêra.







(clique para expandir)
Aqui publico as fotos do nosso almoço de 16/12/2006, enviadas pelo João Castro. Voltar à 1ª página.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Aviões da 2ª Guerra Mundial - Spitfire

(Este post está em processo de atualização)


(clique para expandir)
O Supermarine Spitfire foi o avião de caça britânico mais famoso da Segunda Guerra Mundial e também o único caça aliado que operou durante todo o conflito. Além da Royal Air Force britânica, foi utilizado também como avião de caça pela forças aéreas da França, África do Sul, Bélgica, Canadá e Portugal.
A produção do Spitfire cessou em 1948, tendo sido construídas 20.351 unidades, em mais de 40 versões, divididas em três grandes categorias: equipados com motor Merlin; equipados com motor Griffon; versão naval (Seafire). Entre as versões mais conhecidas, destacam-se: Mk V, de 1941, a mais usada; Mk XXII, de 1943, a primeira equipada com motores Griffon;Mk XVI, de 1943, para ataque ao solo;Mk XIX, de 1944, de reconhecimento fotográfico e a mais veloz das versões desarmadas.
Segundo o Museu do Ar, a partir de 1942 e ao abrigo do acordo para utilização dos Açores pela RAF, a Aeronáutica Militar teve 112 aviões de caça Spitfire, nas versões Ia, Vb e LF Vb. Os primeiros foram colocados na Base Aérea 3, Tancos, e os restantes na Base Aérea 2, Ota. Os Spitfire, que foram abatidos ao serviço em 1955, terminaram a sua carreira em Portugal na Base Aérea 1, Sintra, onde eram utilizados no final dos cursos de pilotagem como aviões de treino de alta performance.
O Museu do Ar dispõe de um avião Spitfire IX que é ligeiramente diferente das versões utilizadas em Portugal, pintado com as cores nacionais em homenagem a estes aviões pelo serviço que prestaram na aviação militar portuguesa.


Mais um belo exemplar do Supermarine Spitfire Mk-IA usado como caça de intercepção, de que foram fabricados 1.536 unidades, equipados com motor Rolls- Royce Merlin III de 12 cilindros, com uma potência de 880 hp na descolagem e 1.030 hp aos 16,250 pés. (Fotos actualizadas em 3/9/08)

Algumas características do Spitfire e uma foto do cockpit do Spitfire I.
Algumas gravuras do Spitfire Mark I/II publicadas na revista Osprey Aircraft of the Aces, referentes ao periodo 1939-1941.