Aviões da AM - T-6 Harvard


Aviões T-6 em reparação nas OGMA.



O T-6 1681 a ser embalado nas OGMA para seguir para Angola. (Crédito Arquivo Historico Força Aerea)

O T-6G 1723 voando em Angola.

T-6 em revisão nas OGMA. (Crédito Arquivo Historico Força Aerea)

A Aeronáutica Militar recebeu 28 aviões AT-6 em 1947 e mais 20 aviões T-6G Texan em 1951, vindos dos Estados Unidos. A Aviação Naval recebeu também oito aviões SNJ-4, a versão utlizada pela Marinha dos Estados Unidos, em 1950. Em 1952, todos os aviões foram integrados na Força Aérea Portuguesa que os reuniu na Base Aérea 1, utilizando-os na instrução de pilotos, tendo sido uniformizados para versão T-6G.
Dado os primeiros aviões serem da versão canadiana, ali denominada Harvard, todos os T-6 portugueses, independentemente da origem ficaram conhecidos por T-6 Harvard.
O número de unidades em serviço foi sucessivamente aumentando, tendo atingido um total de 257 T-6, o que faz dele o modelo de aeronave militar com o maior número de unidades de sempre a servir Portugal, nomeadamente na Guerra do Ultramar, para a qual foi necessário fazer algumas modificações nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, tais como suportes debaixo das asas para bombas, metralhadoras e ninhos de foguetes. A FAP foi, provávelmente, o último utilizador do T-6 em operações militares reais, tendo mantido alguns aviões na Base Aérea 3 para treino operacional de pilotos até 1978, data em que foram abatidos ao efectivo.

T-6 em exibição no Museu do Ar, em Alverca. Pode ler a história do avião T-6, no Museu de Aeronaves Históricas da Aero Fenix, história do T-6. Quem estiver interessado, pode ainda ter o prazer de voar num T-6 por £ 580, e se quizer apenas ouvir o ruído característico do T-6, pode fazê-lo neste site. Recomendo essencialmente a visita ao site walkaround.com de Nuno Martins, também um ex-ogma, que tem muita informação actualizada sobre aviões.
O número de unidades em serviço foi sucessivamente aumentando, tendo atingido um total de 257 T-6, o que faz dele o modelo de aeronave militar com o maior número de unidades de sempre a servir Portugal, nomeadamente na Guerra do Ultramar, para a qual foi necessário fazer algumas modificações nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, tais como suportes debaixo das asas para bombas, metralhadoras e ninhos de foguetes. A FAP foi, provávelmente, o último utilizador do T-6 em operações militares reais, tendo mantido alguns aviões na Base Aérea 3 para treino operacional de pilotos até 1978, data em que foram abatidos ao efectivo.

T-6 em exibição no Museu do Ar, em Alverca. Pode ler a história do avião T-6, no Museu de Aeronaves Históricas da Aero Fenix, história do T-6. Quem estiver interessado, pode ainda ter o prazer de voar num T-6 por £ 580, e se quizer apenas ouvir o ruído característico do T-6, pode fazê-lo neste site. Recomendo essencialmente a visita ao site walkaround.com de Nuno Martins, também um ex-ogma, que tem muita informação actualizada sobre aviões.

Cockpit de um AT-6C Texan com chamada de atenção para o combustível a usar - 91 octanas.
T-6 1641, ainda com a matricula da USAF, provávelmente logo após ter sido recebido na B.A.1.
CCF Harvard Mk.IV 1739 (c/n 4-524, USAF s/n 52-8603 ex LUFTWAFFE AA+629), voando sobre Moçambique nos anos 60. (Crédito J.Castro)
Harvard Mk.IV 1770, com o galgo preto de Tancos (B.A. 3) em 1969. C/nº 4-518, ex-USAF 52-8597 e Luftwaffe AA+686, usado para instrução na Ota (B.A.2). (Crédito L. Tavares)
Harvard Mk.IV 1788 ( c/n 4-555, ex USAF 53-4636, ex LUFTWAFFE AA+689), em Nacala, Moçambique, em Maio1975, já pintado com o verde anti-radiação. (Crédito V.Morão)
Harvard Mk.IV 1774 (c/n 4-486, ex USAF 52-8565, LUFTWAFFE AA+079, BF+079). Foto na base do Montijo (B.A.6 Junho 1984), pertencendo já ao Museu do Ar. (Crédito L. Tavares)
O mesmo avião com as cores do anos 50, em Tires em 17/9/94 (cima) e pintado para o Tiger Meeting na B.A.6 em 30/6/87 (baixo). (Crédito L. Tavares)
Harvard Mk.IV 1759 pintado para o 50º aniversário da FAP.
7 Comments:
Isto sim, é serviço público!!
Obrigado!
Eu julgava que tinha muita informação sobre aeronaves, mas afinal ao pé do José Santos, Ex-OGMA sou muito pequenino.Tudo muito bem organizado; Bom trabalho.
Continue e está de parabéns.
Do
Fernandes TAP N 6421 MAN de Linha Pista
Será que alguém tem planos deste avião. Ando a pensar costruir uma réplica em tamanho reduzido e precisava de desenhos à escala.
Obrigado pela atenção dispensada
Obrigado pelo esforço de apresentar uma pagina tão bem construída e com informação valiosa e bem organizada.
Quanto ao pedido do Sr. Aguiar Pereira, o minimo que posso fazer é digitalizar o manual de instruções que possuo do T6 Harvard à escala 1/72, visto que acabei de construir um há pouco tempo, não sei se lhe interessa ou não.
na cidade de Rio negrinho , Santa Catarina ,BRASIL , tem um avião t6 em exposição na praça.
Dear Sir.
do you have any information of Texan 1527?
Best regards
Johnny Comstedt
Oslo, Norway
johnny_comstedt@hotmail.com
Regarding Texan 1527, here is the last information: Built for the USAAF as 41-33553. Allocated to the RAF as EX380 but delivered directly to the South African AF as 7428 in 1943. Later to the Portugese AF and in the Museo do Ar storage area by 1979. Transferred in 1995 to the Musee Des Avions de Chasse, Savigny-Les-Beaune, France.
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