terça-feira, março 10, 2009

Aviões da AM - Farman F 40



Um Farman F 40 em Moçambique, após ter realizado um vôo em Mucímboa da Praia, em Setembro de 1917. Três destes aparelhos constituíram a Esquadrilha Expedicionária enviada a essa colónia, que se destinava a dar apoio e colaboração às forças terrestres luso-britânicas, em campanha contra destacamentos alemães que tinham invadido a norte daquela possessão. Não tendo participado nas operações militares, a esquadrilha foi transferida em 1918 para a zona de Matola em Lourenço Marques, tendo a mesmo sido extinta em 1910. (Crédito: "Os Aviões da Cruz de Cristo")

Um dos cinco Farman F 40 recebidos pela E.A.M. em Outubro de 1916, equipados com motor Renault 8-C de 120 CV e com uma velocidade máxima de 1110 km/h, utilizados para instrução e observação. O leme de direcção apresenta-se pintado nas cores nacionais, com a sobreposição da letra «F» e o número «3», significando o 3º aparelho recebido. (Crédito: M.C.Lopes)
O primeiro vôo português nos céus africanos foi realizado pelo Alferes Jorge Grogulho em 7/9/1917 , tendo o mesmo tido um acidente fatal na repetição do vôo no dia seguinte, tornando-se no 1º piloto falecido em acidente da Aeronautica Militar Portuguesa. (Crédito: E.M.F.A.)
Farman F 40 (motor Renault 130 CV) da Aeronáutica Militar Belga em Houtem Spring em 1915.

4 Comments:

Anonymous rui ferreira said...

solicitava que me esclarecessem o significado de "iran" em lourenço marques.
fui da fap em 66-70, estando entre 68-70 como radiotelegrafista em novafreixo e marrupa, e nunca ter ouvido falar na existência do "Iran", ligado á ex-ogma.
e-mail malasia.louco@gmail.com
tks pela colaboração
rui

8:36 da tarde  
Blogger shaktor said...

BOAS TENHO UMA MEDALHA DA EPOCA ALUSIVA AO VOO E NO REVERSSO A MORTE DO ALFERSE GORGULHO SO QUE NA MEDALHA VEM A DATA DE AGOSTO OU 7-8-1917 E 8-8-1917 SERA QUE O GRAV A.CANDIDO E F.PIRES SE ENGANARAM OBRIGADO

5:41 da tarde  
Blogger José Fernandes dos Santos said...

Obrigado pelo comentário. «A realização, no dia 7 de Setembro de 1917, de um voo em Mocímboa da Praia, levado a cabo pelo alferes Jorge de Sousa Gorgulho, foi acontecimento histórico de grande relevo mas de trágicas consequências. O Avião, um " Farman F41" equipado com motor "Renault", caiu e incendiou-se, sofrendo o alferes Gorgulho graves queimaduras do que veio a falecer.» Esta é a descrição feita no site "Voa Portugal", que corrobora o que escrevi, baseado na História da Força Aérea.
Cumptos

1:30 da manhã  
Blogger José Fernandes dos Santos said...

IRAN significa: Inspection and Repair As Necessary.
Cumptos

1:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home