sexta-feira, outubro 31, 2008

Alouette - III do Chade




Dado o interesse suscitado por estas fotos, aqui junto as imagens do Alouette - III da Republica do Chade, recolhidas aquando do 90º aniversário das OGMA.

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terça-feira, outubro 21, 2008

Aviões da FAP - Auster



Um exemplar do Pilot's Notes do Auster D.5/160 (Recuperado nas cheias de 1967).

O Auster foi fabricado pela Auster Aircraft Limited na Inglaterra de 1938 a 1968, a partir de uma versão do avião americano Taylorcraft e utilizado intensamente em tarefas de observação e reconhecimento durante a II Guerra Mundial. Ver a história do Auster aqui.

As OGMA fabricaram 147 aviões Auster (D.4/108, D.4/180 e D.5/160), tendo a Força Aérea Portuguesa utilizado este avião no período de 1961 a 1976, nomeadamente no teatro da guerra colonial, para ligações, transporte de mantimentos e mesmo evacuação de feridos, dadas as suas capacidades de descolar e aterrar em espaços muito curtos. O Museu do Ar tem actualmente em exposição o Auster 3565 nas instalações de Alverca e um outro exemplar em estado de voo (3548) está na Granja do Marquês. Sobre os aviões Auster em Portugal, quer os importados de UK (29 unidades) quer os fabricados (147 unidades) pelas OGMA a partir de 1963, ver o resumo abaixo (M. Canongia Lopes - Revista Avions nº 083 de Fevereiro 2000 e Spanish and Portuguese Militar Aviation de John M. Andrade).
Lista dos Austers das FAP e suas respectivas matrículas.
Um Auster D.4/108, importado de UK (c/n 3656), foi inicialmente matriculado como FAP 3505 e posteriormente cedido à Secretaria da Aeronautica Civil, com a matrícula CR-LFC. Inicialmente a SAC, criada em 1944, além da função reguladora da aeronautica civil, exercia a administração directa das infraestruturas aeronauticas e do controlo da navegação aérea. Por exemplo, foi no seio da SAC que nasceu a actual TAP, mais tarde transformada em empresa autónoma.

Uma foto mostrando os Austers 3560 e o 3558, em Lourenço Marques no ano de 1964.
Dois aviões Auster do aeroclube universitário de Coimbra CS-AMW (c/n 94) e CS-ANE (c/n 109). Todos os Austers, mesmo os de utilização militar saíram de fábrica pintados a branco e bordeaux. A versão militar diferia da civil apenas ao nível dos equipamentos e nalgumas janelas em vidro para melhorar a visibilidade. (Crédito revista Avions Fevereiro 2000).
DO-27A 3474 nas OGMA em 1970, sem marca da unidade, pintado a cor prata, com o topo da fuselagem e cauda em branco, e laranja no nariz, pontas das asas e leme de direcção. Auster D.5/160 3564 com distintivo da BA 3, o que não era comum nos D.5/160, com as cores invertidas (amarelo e azul), pintado a branco e vermelho escuro. (Crédito Spanish and Portuguese Militar Aviation de John M. Andrade).
Auster D.5/160, com a matrícula civil CS-ANQ (c/n125) na DOGMA-2 em 1969.

Austers incompletos e semi-destruidos na BA9, Luanda em 1975.
Os aviões Auster 3564 no Museu do Ar em Alverca, o 3548 na Granja do Marquês e o exemplar que se encontra no Museu da OGMA.

Fotos tiradas no Museu do Ar na Granja do Marquês em Jan 2008

(Fonte Aviões da Cruz de Cristo)


O Auster nas OGMA e na capa da revista "Mais Alto".
Algumas fotos de Austers retiradas da net. Termino recomendando a visita ao site walkaround.com de Nuno Martins, também um ex-ogma, que tem muita informação actualizada sobre aviões.

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domingo, outubro 19, 2008

Notícias OGMA

Sempre que possível, publicarei algumas notícias que apareçam nos média sobre as OGMA, com um link à direita. Aqui publico um resumo de notícias desde o 90º aniversário.
[02-10-08] A OGMA ganhou prémio "Best European Independent Maintenance, Repair and Overhaul", pelos compromissos da empresa "na preservação ambiental e melhoria das condições de trabalho". Ler mais aqui.
[01-09-08] O Governo vai investir mais de 20 milhões de euros na modernização de várias aeronaves F-16, num programa para aumentar a eficácia das aeronaves em missões de controlo de fronteiras e na fiscalização do espaço aéreo e marítimo. Ler mais aqui.
A Embraer investirá 148 milhões de euros em Portugal (ou não…) e da hipótese de uma fábrica de aviões da Embraer.
[07-08-08] A empresa aeronáutica brasileira Embraer (o terceiro maior fabricante aeronáutico do mundo) vai investir em Portugal uma quantia que rondará os 148 milhões de euros na construção de duas fábricas de material aeronáutico. O anúncio foi feito conjuntamente pelo primeiro-ministro José Sócrates e pelo presidente brasileiro Lula da Silva ...[]. Ler mais aqui.
[08-06-08}Argel, 08 Jun (Lusa) - A Indústria Portuguesa de Aeronáutica, OGMA, está em vias de conseguir um contrato para manutenção de aviões da Força Aérea argelina por um valor de cerca de cem milhões de euros, disse hoje à Lusa fonte diplomática. Ler mais aqui.
[29-06-08] Lisboa, 29 Jun (Lusa) - O fabricante de componentes de aviação OGMA espera gerar 400 novos empregos até 2013 e crescer entre 7,0 e 8,0 por cento ao ano, disse à Lusa o administrador executivo Ladislau Cid. "O nosso plano é em cinco anos duplicar os proveitos para 220 milhões de euros", afirmou Ladislau Cid, referindo que as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA) devem conseguir gerar nesse período 400 novos empregos.
O manutenção da aviação militar é actualmente o principal mercado das OGMA, mas Nuno Gomes, do gabinete de comunicação, garantiu à Lusa que a empresa está a fazer um investimento na aviação comercial. A empresa apresentou hoje a sua nova imagem, depois de 90 anos com o mesmo logotipo. Ler mais aqui.

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quarta-feira, outubro 15, 2008

Almoço Avionics 13-12-2008














Todas as fotos do almoço de 13-12-08, enviadas pelo Vladimiro Zola.



















Todas as fotos do almoço de 13-12-08, enviadas pelo Carlos Neto.
































Todas as fotos do almoço de 13-12-08, enviadas pelo João Morgado.




















































Todas as fotos do almoço de 13-12-08, enviadas pelo Manuel Jesus.

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