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Auster foi fabricado pela Auster Aircraft Limited na Inglaterra de 1938 a 1968, a partir de uma versão do avião americano Taylorcraft e utilizado intensamente em tarefas de observação e reconhecimento durante a II Guerra Mundial. Ver a história do Auster
aqui.
As OGMA fabricaram 147 aviões Auster (D.4/108, D.4/180 e D.5/160), tendo a Força Aérea Portuguesa utilizado este avião no período de 1961 a 1976, nomeadamente no teatro da guerra colonial, para ligações, transporte de mantimentos e mesmo evacuação de feridos, dadas as suas capacidades de descolar e aterrar em espaços muito curtos. O Museu do Ar tem actualmente em exposição o Auster 3565 nas instalações de Alverca e um outro exemplar em estado de voo (3548) está na Granja do Marquês. Sobre os aviões Auster em Portugal, quer os importados de UK (29 unidades) quer os fabricados (147 unidades) pelas OGMA a partir de 1963, ver o resumo abaixo (M. Canongia Lopes - Revista Avions nº 083 de Fevereiro 2000 e Spanish and Portuguese Militar Aviation de John M. Andrade).
Lista dos Austers das FAP e suas respectivas matrículas.

Um Auster D.4/108, importado de UK (c/n 3656), foi inicialmente matriculado como FAP 3505 e posteriormente cedido à Secretaria da Aeronautica Civil, com a matrícula CR-LFC. Inicialmente a SAC, criada em 1944, além da função reguladora da aeronautica civil, exercia a administração directa das infraestruturas aeronauticas e do controlo da navegação aérea. Por exemplo, foi no seio da SAC que nasceu a actual TAP, mais tarde transformada em empresa autónoma.

Uma foto mostrando os Austers 3560 e o 3558, em Lourenço Marques no ano de 1964.

Dois aviões Auster do aeroclube universitário de Coimbra CS-AMW (c/n 94) e CS-ANE (c/n 109). Todos os Austers, mesmo os de utilização militar saíram de fábrica pintados a branco e bordeaux. A versão militar diferia da civil apenas ao nível dos equipamentos e nalgumas janelas em vidro para melhorar a visibilidade.
(Crédito revista Avions Fevereiro 2000).

DO-27A 3474 nas OGMA em 1970, sem marca da unidade, pintado a cor prata, com o topo da fuselagem e cauda em branco, e laranja no nariz, pontas das asas e leme de direcção. Auster D.5/160 3564 com distintivo da BA 3, o que não era comum nos D.5/160, com as cores invertidas (amarelo e azul), pintado a branco e vermelho escuro. (Crédito Spanish and Portuguese Militar Aviation de John M. Andrade).
Auster D.5/160, com a matrícula civil CS-ANQ (c/n125) na DOGMA-2 em 1969.


Austers incompletos e semi-destruidos na BA9, Luanda em 1975.
Os aviões Auster 3564 no Museu do Ar em Alverca, o 3548 na Granja do Marquês e o exemplar que se encontra no Museu da OGMA
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Fotos tiradas no Museu do Ar na Granja do Marquês em Jan 2008
(Fonte Aviões da Cruz de Cristo)


O Auster nas OGMA e na capa da revista "Mais Alto".
Algumas fotos de Austers retiradas da net. Termino recomendando a visita ao site walkaround.com de Nuno Martins, também um ex-ogma, que tem muita informação actualizada sobre aviões.