domingo, janeiro 20, 2008

Viagens Aéreas dos Portugueses


Poster da viagem Lisboa-Macau de 1924, que saíu da Amadora até Vila Nova de Milfontes e só depois iniciou a viagem para Macau em 07-04-1924. (Do livro "Na Esteira do Pátria" de Henrique-Mateus.)

O velho avião Breguet 16 BN 2, de bombardeamento nocturno, baptizado "Pátria", equipado com motor Renault de 300 cv, modelo 1919, foi o que foi possível comprar com o apoio de privados e subscrições populares.

Parte do motor Renault de 300 cv, do "Pátria", que pode ser visto no Museu do Ar, em Alverca.

Angariação de fundos e peditório público para suportar a viagem Lisboa-Macau, dada a falta de apoio inicial do Governo na altura.

Sabonete "Pátria" e outros objectos relacionados com a viagem Lisboa-Macau que podem ser vistos no Museu do Ar, em Alverca.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá sr.º José Fernandes dos Santos. Antes de mais saúdo a si e tenho uma dúvida já que você é um ex-funcionário da OGMA. A minha dúvida é a seguinte:
No ínicio do mês de Março de 2008, a OGMA abriu um concurso de iniciação para Mecânicos de Manutenção Aeronáutica. Portanto inscrevi-me para o respectivo anúncio para a Pessoas e sistemas, uma empresa de consultoria e recursos humanos já que esta empresa é a responsável pela selecção dos candidatos para o curso de formação para a OGMA. Executei alguma provas de eliminação que na 1.º fase consistia em exames psicotécnicos e dinâmica de grupo feitas na Pessoas e sistemas. Quem passasse nesta fase seria contactado para a seguinte fase para realizar exames psicomotores na Infoteste,e por fim, quem passasse nesta 2.º fase seria novamente contactado para realizar uma entrevista individual na Pessoas e sistemas. No meu caso, felizmente passei nas 2 fases e fui à ultima fase que é a entrevista individual. A entrevista até correu bem e o entrevistador comunicou para aguardar que eles depois davam o "feedback" à OGMA e portanto a partir daqui era só com a OGMA. A data da entrevista foi a 26/03/2008 e a formação é para iniciar nas primeiras semanas de Maio de 2008 sendo que Abril é o mês em que serei contactado. E gostaria de saber a sua opinião, porque estou um pouco ansioso porque é mesmo isto que eu quero para o meu futuro visto ser jovem e ter muita paixão pela aviação.
Obrigado pela sua compreensão.

1:09 da tarde  
Blogger José Fernandes dos Santos said...

Carlos,
Sou um ex-funcionário das OGMA's, mas já saí há bastante tempo (1972), quando a empresa fazia parte da estrutura militar. Pelo que entendo, está preocupado por ainda não ter recebido ainda qualquer informação das OGMA sobre a admissão para o curso a que concorreu através da tal empresa de recrutamento. Já tentou dirigir-se à Secção de Pessoal das OGMA's para saber em que ponto está o assunto? Penso que pode fazê-lo por e-mail, usando os contactos do site das OGMA e estou convencido que lhe prestarão a informação desejada. Boa sorte.

11:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home