terça-feira, janeiro 29, 2008

Aviões da FAP - F-16 Falcon

= a completar=

Fotografia de um Fighting Falcon F-16A (General Dynamics) da Força Aérea Portuguesa. Ver mais informação sobre o Falcon F-16, aqui. Segundo o site oficial das OGMA, as OGMA começaram a oferecer programas de extensão da vida de serviço (upgrade) do F-16 Fighting Falcon e que é presentemente a única empresa mundial a oferecer três programas simultâneos para MLU, Falcon Up e Falcon Star.

Dois F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa (Crédito revista Mais Alto)
Depois do pânico causado em Penamacor pelo exercício da Força Aérea e da queda ontem de um F-16 (era nº 15140 e 8º MLU a entrar ao serviço da FAP), aproveito para colocar umas imagens do meu arquivo sobre o Lockeed F-16. Este é 2º F-16 perdido ao serviço em Portugal (o nº 15111 também caiu e acarretou a trágica perda do piloto).

Detalhe do escape de um F-16, com cobertura de cerâmica branca (que logo fica preta com o uso) para evitar a propagação do calor para as outras partes do motor.
Vista geral do cockpit de um F-16 com destaque para a cadeira ejectável.

Detalhes do cockpit do Lockeed F-16 MLU.
Em termos de cockpit, a diferença principal em relação à do F-16 original, reside nos Avionics, com um novo Modular Mission Computer mais pequeno, 50% mais leve e 740 vezes mais rápido, displays multifuncionais coloridos e a mudança da cor cinzenta para a preta dos paineis para melhorar a visão nocturna. Ver análise completa sobre o Lockeed F-16 MLU da FAP.
Uma excelente visão global do compartimento do motor do F-16.

Uma bela foto de uma cabine de um F-16, que circula na Internet.

Detalhes do painel frontal do visor do F-16.

Etiquetas: