sábado, janeiro 01, 2011

Sócios Fundadores da APOGMA


Gentilmente enviada pelo amigo Américo da Silva Lopes, chegou-me às mãos esta fotografia com todos os 11 funcionários da OGMA que fundaram a APOGMA (Associação do Pessoal das OGMA), no momento da assinatura da escritura em 20 de Novembro de 1990.

1 - Gervásio da Cruz Fernandes
2 - Américo da Silva Lopes
3 - João Dias de Oliveira
4 - Joaquim Antero da Silva Maçãs
5 - Fernando Augusto Marques Rodrigues
6 - José Braga Ferreira
7 - José da Paz Rodrigues
8 - Maximiano dos Santos Roque
9 - António Couto Sanches
10 - Manuel das Neves Cortes
11 - António Augusto Afonso
Desde 1985 que alguns funcionários se reuniam em jantares informais tendo sido no jantar de homenagem a José Braga Ferreira, em Outubro de 1988, que foi sugerido pelo já aposentado João Dias Oliveira a criação de uma Associação. Depois de consultado o Director das OGMA, senhor General Espadinha, foi realizado um jantar-reunião em 19 de Maio de 1989, com o objectivo de criar um Associação.
Ficou estabelecido que a Associação teria a sede em Alverca, tendo sido nomeada uma comissão composta por: António Sanches, Gervásio Fernandes, José Rodrigues, João Oliveira e Maximiano Roque para dar inicio aos trabalhos. Em 29 de Setembro de 1989, realizou-se um segundo jantar-reunião, onde foram aprovados os trabalhos entretanto concretizados e elaborada uma carta a enviar ao Director das OGMA, relativa à cedência de instalações para a sede da Associação, que veio a merecer despacho favorável.
Após um terceiro jantar-reunião, muito participado, em 12 de Julho de 1990, foi realizada a escritura da constituição da Associação APOGMA em 20 de Novembro de 1990, no 1º Cartório Notarial de Vila Franca de Xira, pelos 11 sócios fundadores. A constituição da APOGMA foi publicada no "Diario da Républica", nº7, III série, em 9 de Janeiro de 1991. (Crédito: Revista OGMA)

Etiquetas: