terça-feira, janeiro 29, 2008

Aviões da FAP - F-16 Falcon

= a completar=

Fotografia de um Fighting Falcon F-16A (General Dynamics) da Força Aérea Portuguesa. Ver mais informação sobre o Falcon F-16, aqui. Segundo o site oficial das OGMA, as OGMA começaram a oferecer programas de extensão da vida de serviço (upgrade) do F-16 Fighting Falcon e que é presentemente a única empresa mundial a oferecer três programas simultâneos para MLU, Falcon Up e Falcon Star.

Dois F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa (Crédito revista Mais Alto)
Depois do pânico causado em Penamacor pelo exercício da Força Aérea e da queda ontem de um F-16 (era nº 15140 e 8º MLU a entrar ao serviço da FAP), aproveito para colocar umas imagens do meu arquivo sobre o Lockeed F-16. Este é 2º F-16 perdido ao serviço em Portugal (o nº 15111 também caiu e acarretou a trágica perda do piloto).

Detalhe do escape de um F-16, com cobertura de cerâmica branca (que logo fica preta com o uso) para evitar a propagação do calor para as outras partes do motor.
Vista geral do cockpit de um F-16 com destaque para a cadeira ejectável.

Detalhes do cockpit do Lockeed F-16 MLU.
Em termos de cockpit, a diferença principal em relação à do F-16 original, reside nos Avionics, com um novo Modular Mission Computer mais pequeno, 50% mais leve e 740 vezes mais rápido, displays multifuncionais coloridos e a mudança da cor cinzenta para a preta dos paineis para melhorar a visão nocturna. Ver análise completa sobre o Lockeed F-16 MLU da FAP.
Uma excelente visão global do compartimento do motor do F-16.

Uma bela foto de uma cabine de um F-16, que circula na Internet.

Detalhes do painel frontal do visor do F-16.

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Revista "Mais Alto" - ANO I - nº 1


Foi em Abril de 1959 que saiu o 1º número da revista "Mais Alto" (em formato A3), que incluia logo na página 3 um artigo sobre as OGMA. Uma cópia (em pdf) desta revista pode ser descarregada a partir do site da Mais Alto, onde pode também fazer a assinatura da revista. Gostaria de ampliar a minha colecção dos anos 60-70, com as décadas seguintes, mas tem sido difícil encontrar esta revista nos alfarrabistas.

Etiquetas:

sábado, janeiro 26, 2008

Motores de turbina





Para os apreciadores, eis aqui alguns diagramas de motores de turbina usados na Aeronautica. Podem consultar informação sobre as diferenças básicas entre os diferentes motores aqui, ou sobre cada tipo: Turbojet engine, Gas turbine engine (muito completo), Turboprop engine e Turbofan engine.

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Navio Voador sobrevoou o Rio em 1931


Hidroavião DO-X 1929, de 30 toneladas e 12 motores (eu disse 12!) sobrevoando a Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1931. Nas fotos o avião parece ter "apenas" seis hélices porque os motores são duplos, isto é, por cada um que se vê na frente da asa, existe outro na parte de trás. Ver o video aqui: http://youtube.com/watch?v=xbIG4LOrdEw

Etiquetas:

OGMA - Curso Rebitadores (1966)


Contracapa da revista Mais Alto (1966), mostrando as provas do curso de Rebitadores. (Crédito: Revista Mais Alto)o O colega Joaquim Ivo, clarificou que se tratava do curso de aprendiz sem vencimento, muito usual na época, e que o aprendiz que se encontra mais á frente é o Joaquim Brilha.

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 20, 2008

Viagens Aéreas dos Portugueses


Poster da viagem Lisboa-Macau de 1924, que saíu da Amadora até Vila Nova de Milfontes e só depois iniciou a viagem para Macau em 07-04-1924. (Do livro "Na Esteira do Pátria" de Henrique-Mateus.)

O velho avião Breguet 16 BN 2, de bombardeamento nocturno, baptizado "Pátria", equipado com motor Renault de 300 cv, modelo 1919, foi o que foi possível comprar com o apoio de privados e subscrições populares.

Parte do motor Renault de 300 cv, do "Pátria", que pode ser visto no Museu do Ar, em Alverca.

Angariação de fundos e peditório público para suportar a viagem Lisboa-Macau, dada a falta de apoio inicial do Governo na altura.

Sabonete "Pátria" e outros objectos relacionados com a viagem Lisboa-Macau que podem ser vistos no Museu do Ar, em Alverca.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Almoço de Confraternização


Ainda do nosso almoço, aqui fica um mosaico, com a qualidade possível, retirado dum clip de video feito pelo Amaro.

Etiquetas:

OGMA - Calibração (1964)


Contracapa da revista Mais Alto (1964), da sala de calibração da Radio Radar, mostrando o ex-colega Barros. (Crédito: Revista Mais Alto)

Etiquetas: ,