domingo, junho 30, 2019

Inauguração do monumento aos 100 anos da Aeronáutica em Alverca

Inauguração do avião monumento aos 100 anos da Aeronáutica em Alverca, em 22/07/2019. A chuva não permitiu a sessão solene programada na Praça Vaz Guedes.








Marco Pellegrini (Presidente da OGMA, Joaquim Borrego (Chefe do Estado Maior da Força Aérea), Alberto Mesquita (Presidente da C.M. V. F. Xira) e Carlos Gonçalves (Presidente da Junta Freguesia de Alverca).


Mimoso e Carvalho (Tenente-General da FAP), __; __, Marco Pellegrini (Director OGMA), Joaquim Borrego (CEMFA), Alberto Mesquita (Presidente da CM VF Xira), Carlos Gonçalves (Presidente Junta Freguesia Alverca),Carlota de Pina (Presidente da Assembleia da Freguesia de Alverca),Fernando Paulo (Presidente da Assembleia Municipal) e Afonso Costa (anterior Presidente da Junta de Freguesia de Alverca, que iniciou este projecto do monumento ao Centenário)



O fotógrafo estava lá.
Colocado numa posição original, o avião T-38 carece ainda da identificação do seu registo (matrícula).

Etiquetas:

sexta-feira, junho 21, 2019

Inauguração do Monumento alusivo ao Centenário da Aeronáutica na Cidade de Alverca do Ribatejo

No próximo dia 23 de junho (domingo), realiza-se a inauguração do Monumento alusivo ao Centenário da Aeronáutica em Alverca do Ribatejo, instalado na Rotunda da EN116 (acesso A1 e à CREL). A cerimónia inaugural inicia-se na Praça Eng.º Vaz Guedes, na Urbanização Malva Rosa, pelas 11h00, prosseguido para o local onde se encontra o Monumento, numa iniciativa organizada conjuntamente entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Força Aérea Portuguesa. O Monumento constitui-se como um novo cartão de visita para a Cidade e consagra a importância da Aeronáutica para o desenvolvimento socioeconómico de Alverca do Ribatejo e do Concelho de Vila Franca de Xira. 
Constituído por um avião Northrop T38, a instalação do Monumento que celebra os últimos 100 anos de atividade aeronáutica em Alverca resulta da ação conjunta da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Força Aérea Portuguesa – através da sua Comissão Histórico-Cultural e do Depósito Geral de Material da Força Aérea – e da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, contando ainda com a parceria da OGMA, S.A. Não sendo o espaço da sua implantação da responsabilidade da Autarquia, a requalificação daquele local implicou também a colaboração da Infraestruturas de Portugal e da Brisa e traduziu-se num investimento municipal de cerca de 160 mil euros. 
O T38 cedido pela Força Aérea Portuguesa passa agora a saudar todos os que chegam ou saem de Alverca. Implantado como um novo marco referencial para a Aviação Militar portuguesa, este objeto simbólico estabelece a ligação entre o presente e o passado centenário, evocando Alverca do Ribatejo como cidade transformada por uma visão para a aeronáutica, permitindo-lhe contribuir para a divulgação da Nação portuguesa no mundo. (Do site da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)

Etiquetas: