sexta-feira, dezembro 26, 2008

FAP deve 3,3 milhões à OGMA


A Força Aérea deve cerca de 3,3 milhões de euros à OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal pela manutenção e reparação de aeronaves. Esta será apenas uma das dívidas à OGMA, que por falta de pagamentos teve de pedir empréstimos à banca para "manter os seus compromissos e para ter os salários pagos em dia", de acordo com um comunicado aos trabalhadores. Ler no Correio da Manhã.

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Votos de Feliz Natal

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Travessia do Atlantico Norte


No dia 8 de Maio 1919, os hidroaviões Curtiss NC-1, NC-3 e NC-4 descolaram de Rockway para Halifax (Nova Escócia) como primeira etapa, tendo o NC-4 tido uma avaria no motor que o obrigou a ficar em Chatham, Massachusetts, para reparação do mesmo.
No dia 10 de Maio, os NC-1 e NC-3 voaram para Trepassey em Newfoundland. Entretanto foram colocados 21 navios destroyers entre Cape Race e a ilha do Corvo (Açores), a intervalos de 50 kms para segurança do voo. No dia 16 de Maio, depois da chegada do NC-4 a Trepassey, saíram os três aviões para a grande travessia. O NC-3 desviou-se da rota dos navios e acabou por aterrar com dificuldades no Corvo, tendo ficado completamente danificado. O NC-1 consegui amarrar perto do Corvo sem problemas mas a ondulação não permitiu a sua descolagem, tendo andado à deriva até atingir a ilha de São Miguel e Ponta Delgada em 19 de Maio. O NC-4 conseguiu atingir as Flores, Faial e São Miguel, tendo amarado na Horta às 12h00 do dia 17 de Maio.

O Curtiss NC-4 foi o primeiro avião a fazer a travessia do Atlantico Norte (por etapas).

A chegada do Curtiss NC-4 a Lisboa em 27 de Maio de 1919.

A chegada do Curtiss NC-4 a Lisboa visto por um artista.

No dia 20 de Maio o NC-4 partiu para Ponta Delgada, de onde só descolou a 27 de Maio às 8h18, devido às condições meteorológicas, estando já estabelecida uma cadeia de navios de apoio entre os Açores e Lisboa. Ás 19h39 desse dia o NC-4 avistou o cabo da Roca, tendo amarado no rio Tejo às 20h01. Ver relato completo da viagem aqui. Como é sabido, a primeira travessia do Atlantico Sul, foi efectuada por um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, pilotado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em Março de 1922.

domingo, dezembro 14, 2008

Almoço Avionics 13-12-2008





Algumas fotos do encontro de ontem, enviadas pelo Vladimiro Zolá.



Algumas fotos do encontro de ontem, enviadas pelo Carlos Neto.





Algumas fotos do encontro, enviadas pelo J. Morgado.





Algumas das fotos do almoço de ontem, enviadas pelo Manuel Jesus.

Sobre o evento, que mais uma vez correu muito bem, com uma participação de cerca de 90 pessoas, verifica-se que a sua distribuição tem vindo a melhorar, parecendo indicar não ser necessário o recurso ao sistema de cotas ...

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Serviço Aéreo Condor


O Serviço Aéreo Condor (1927-1942/43) do Brasil, foi herdeiro da empresa alemã Condor Syndicat, posteriormente incorporada na Lufthansa, a qual era apoiada e controlada pelo Alemanha, para efectuar ligações intercontinentais com a America do Sul, nomeadamente Brasil e Argentina. Note-se que a Deutsche Luft Hansa (DLH) foi fundada em 1926 e esteve na origem da espanhola Iberia, criada em 1928. O primeiro voo do Serviço Aéreo Condor foi efectuado entre Rio de Janeiro e Porto Alegre, expandindo-se depois até Natal. Os aviões utilizados eram o Dorniers Val e Junkers G24.

Na década de 30 a empresa ampliou a s suas operações chegando em 1933 a Cuiabá, em 1935 a Fortaleza e Carolina e em 1939 atingiu a cidade de Rio Branco. Com o fim da 2ª guerra mundial e do regime nazi, tornou-se dificil a renovação da frota, tendo o Brasil optado por alterar o nome da empresa para Cruzeiro do Sul, afastando-se das origens alemãs. Ver história completa aqui.