F104G Starfighter da Luftwaffe a aterrar na pista das OGMA com o auxílio do páraquedas de aterragem. Na altura eu pertencia à equipa de radio navegação, onde imperava a famosa plataforma de inércia Litton LN-3, um sistema inovador em aviões de caça, que dava uma informação contínua da direcção e distância para um dado alvo seleccionado.
Este avião de origem americana (Lockeed) na sua maioria, deu bastantes problemas na Luftwaffe tendo-se despenhado cerca de 270 aviões de um total de cerca de 720 aviões, com a morte de 110 pilotos. Desde 1972 a 1987 a Luftwaffe foi retirando progressivamente estes aviões de serviço, tendo sido substituídos por McDonnell RF-4E Phantoms, conforme se pode ler na história destes aviões, aqui.
Um bom teste à memória será seguramente identificar os quarenta e dois intervenientes nesta foto, que faziam parte da equipa de manutenção do caça alemão F-104G. O nº 27, embora escondido, é facil. Avanço com os nomes que me lembro: 6 - Freitas; 8 - Sestelo; 9 - Faria; 11 - Sepúlveda; 12 - Lopes; 15 - Nogueira; 16 - Oliveira; 21 - Arlindo; 22 - Raposo; 22a - Marmelo; 24 - Félix; 26 - Carvalho; 27 - Santos; 37 - Antunes; 41 - Almeida; 42 - Pais.
Uma aula do curso do F-1o4G no hangar 10. Na fila de trás da esquerda para a direita: Rovisco, Sepúlveda Freitas, Félix e ____. Na fila da frente: Gonçalves, Viegas (?), Lopes, Carvalho e Santos (eu). Corrijam e completem os elementos em falta, se puderem.
Tenho andado bastante ocupado e não tenho blogado como queria, mas vamos ver se consigo arranjar mais tempo e recuperar o ritmo. Já sabem, quaisquer fotos e/ou documentos sobre as OGMA, do passado ou presente, serão sempre benvindos. (Fotos JFS)
---------------------------------------------------------
Duas das várias fotos enviadas pelo Carlos Alberto Lopes Cantigas do 1º curso do F-104G, depois de ocasionalmente ter encontrado este blogue (uma das facilidades da internet). A lista de distribuição e o directório de contactos foram actualizados com o seu endereço e-mail.
Etiquetas: Luftwaffe F-104G, OGMA 1966