segunda-feira, junho 30, 2008

90º Aniversário da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A


(copyright OGMA)
No âmbito da seu 90º aniversário, a OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A irá realizar um encontro comemorativo com os seus funcionários, alargado também a ex-funcionários, no próximo domingo dia 29 de Junho, das 9h30 às 17h30, conforme programa acima. O periodo das inscrições terminou a 23 de Junho 2008, sendo as credenciais distribuídas no próprio dia 29 de Junho à entrada da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A, de acordo com a lista de inscrição e apresentação da cópia do email enviado. (Ver caixa de comentários sobre a alteração do nome da empresa ocorrida em 1994). Aproveito para sugerir que os comentários sejam assinados, pois o anonimato não é desejável nem apreciado.

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domingo, junho 29, 2008

90º Aniversário OGMA







Recebidas há pouco, coloco aqui algumas das fotos do 90º aniversário OGMA, enviadas pelo João Morgado, a quem agradeço. Bastante calor e muita música, com uma organização perfeita do evento que permitiu uma visita às instalações, ao museu/hangar de balão, e que proporcionou bons momentos de convívio entre os colegas. Estava à espera de algum formalismo mínimo, eventualmente com uma intervenção verbal da administração sobre a empresa e a apresentação da nova marca OGMA, o que foi feito apenas através da distribuição da publicação OGMA Notícias nº1.

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quinta-feira, junho 05, 2008

Aviões da AM - T-6 Harvard



Aviões T-6 em reparação nas OGMA.



O T-6 1681 a ser embalado nas OGMA para seguir para Angola. (Crédito Arquivo Historico Força Aerea)

O T-6G 1723 voando em Angola.

T-6 em revisão nas OGMA. (Crédito Arquivo Historico Força Aerea)

A Aeronáutica Militar recebeu 28 aviões AT-6 em 1947 e mais 20 aviões T-6G Texan em 1951, vindos dos Estados Unidos. A Aviação Naval recebeu também oito aviões SNJ-4, a versão utlizada pela Marinha dos Estados Unidos, em 1950. Em 1952, todos os aviões foram integrados na Força Aérea Portuguesa que os reuniu na Base Aérea 1, utilizando-os na instrução de pilotos, tendo sido uniformizados para versão T-6G.
Dado os primeiros aviões serem da versão canadiana, ali denominada Harvard, todos os T-6 portugueses, independentemente da origem ficaram conhecidos por T-6 Harvard.
O número de unidades em serviço foi sucessivamente aumentando, tendo atingido um total de 257 T-6, o que faz dele o modelo de aeronave militar com o maior número de unidades de sempre a servir Portugal, nomeadamente na Guerra do Ultramar, para a qual foi necessário fazer algumas modificações nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, tais como suportes debaixo das asas para bombas, metralhadoras e ninhos de foguetes. A FAP foi, provávelmente, o último utilizador do T-6 em operações militares reais, tendo mantido alguns aviões na Base Aérea 3 para treino operacional de pilotos até 1978, data em que foram abatidos ao efectivo.

T-6 em exibição no Museu do Ar, em Alverca. Pode ler a história do avião T-6, no Museu de Aeronaves Históricas da Aero Fenix, história do T-6. Quem estiver interessado, pode ainda ter o prazer de voar num T-6 por £ 580, e se quizer apenas ouvir o ruído característico do T-6, pode fazê-lo neste site. Recomendo essencialmente a visita ao site walkaround.com de Nuno Martins, também um ex-ogma, que tem muita informação actualizada sobre aviões.

Cockpit de um AT-6C Texan com chamada de atenção para o combustível a usar - 91 octanas.
T-6 1641, ainda com a matricula da USAF, provávelmente logo após ter sido recebido na B.A.1.
CCF Harvard Mk.IV 1739 (c/n 4-524, USAF s/n 52-8603 ex LUFTWAFFE AA+629), voando sobre Moçambique nos anos 60. (Crédito J.Castro)
Harvard Mk.IV 1770, com o galgo preto de Tancos (B.A. 3) em 1969. C/nº 4-518, ex-USAF 52-8597 e Luftwaffe AA+686, usado para instrução na Ota (B.A.2). (Crédito L. Tavares)
Harvard Mk.IV 1788 ( c/n 4-555, ex USAF 53-4636, ex LUFTWAFFE AA+689), em Nacala, Moçambique, em Maio1975, já pintado com o verde anti-radiação. (Crédito V.Morão)

Harvard Mk.IV 1774 (c/n 4-486, ex USAF 52-8565, LUFTWAFFE AA+079, BF+079). Foto na base do Montijo (B.A.6 Junho 1984), pertencendo já ao Museu do Ar. (Crédito L. Tavares)
O mesmo avião com as cores do anos 50, em Tires em 17/9/94 (cima) e pintado para o Tiger Meeting na B.A.6 em 30/6/87 (baixo). (Crédito L. Tavares)
Harvard Mk.IV 1759 pintado para o 50º aniversário da FAP.
Algumas pinturas de aviões T-6. (Crédito Squadron Signal Publications)

domingo, junho 01, 2008

Aviões da FAP - Lockheed P-38

= a completar=

O único Lookheed P-38 Lightning, nº 300 «OK-T», integrado na esquadrilha dos Airacobra, foi um dos caças americanos que aterraram na Portela em Lisboa, em 15 de Novembro de 1942 e que foram "internados". Tinha a matricula 42-12738 da USAF. (Crédito E.M.F.A)

Na verdade, aterraram em Lisboa dois aviões Lockheed P-38 Lightning em situação de emergência, pertencentes à Esquadra 94 da USAAC. O primeiro dos aviões, com a matricula 41-7587, aproveitando um momento de desatenção das autoridades, provocado pela aterragem do 2º avião, conseguiu descolar e evitar que o seu avião fosse internado. Este avião ficou conhecido como o "avião dos generais", em virtude de só sair do hangar quando havia visitas à Base Aérea da OTA. Mais tarde, devido a problemas de fugas de combustivel nos depósitos de borracha, foi tentada a construção de depósitos metálicos nas OGMA, o que não foi possível concretizar, e que associado à falta de sobressalentes, ditou o fim deste avião, que terminou os seus dias dentro de um hangar, com as asas apoiadas em bidons de combustível. (Crédito Revista Mais Alto)



Algumas fotos e gravuras de aviões Lockheed P-38 Lightning. (Crédito Squadron Signal Publications)

Alma Alentejana

Alargando o nosso universo de ligações ex-OGMA, acabei de linkar o site da Associação "Alma Alentejana", onde milita o nosso ex-colega Luis Moisão. Citando o Moisão: «A Associação tem essencialmente como objectivo apoiar a 3ª Idade, tendo criado grupos: Feminino de Cante Alentejano; Cavaquinhos (misto); Sevilhanas e Teatro. Têm instalações no Pragal, Cova da Piedade, Laranjeiro e na Trafaria. Actividade não falta, na passada sexta coordenaram o lançamento do livro de Poesia do Poeta Euclides Cavaco, residente no Canadá, no sábado actuaram às 16h em Vale Flores, às 21h no Miratejo, e hoje domingo às 16h têm outra actuação de Cantadeiras, Cavaquinhos e Sevilhanas.
Quem for apreciador de Cante Alentejano, no Feminino, ou tem quem o seja, pode consultar este link onde poderá fazer a recolha do CD recentemente gravado: Faixas Ímpares com Poesia, com a particularidade de ser referente a cada uma das Modas que se seguem nas Faixas Pares - num «confronto» muito interessante de gerações de Poetas Alentejanos. Como informação adicional, têm condições para fazer almoços a preços muito acessíveis, com animação cultural muito agradável.»

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