quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Aviões da AM - Avro 548A

(Este post está em processo de actualização)


Um dos dois Avro 548-A que serviram na Esquadrilha de Observação do G.E.A.R., motivo pelo qual ostentam a faixa diagonal vermelha e o emblema do «diabo com óculo». (Crédito Cor. Pinheiro Correia)
Juntamente com os 30 Avro 504-K recebidos em Maio de 2004, a Aeronáutica Militar recebeu ainda outros dois aviões Avro 504, equipados com motores Airdisco de 120 CV, de oito cilindros em V, baseados no então famoso motor Renault. Esta versão do Avro 504 ficou conhecida pela designação Avro 548-A. Estes dois aviões foram entregues ao Grupo de Aviação de Informação (G.A.I.), Esquadrilha de Observação, tendo sido utilizados até ao ano de 1937.

Avro 548-A da Escola de Aviação Henderson em Croydon, em 1927.

Prototipo do Avro 548-A, durante a sua apresentação em Croydon, em 1922.

Detalhe do Avro 548-A. (Crédito Avro Aircraft since 1908).

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

SkyLink - Jorge Pinhão



Continuando com a divulgação de páginas pessoais ou de sites de empresas de ex-colegas das OGMA, aproveito para divulgar o site da empresa SkyLink, cujo ex-colega Jorge Pinhão (RR+NordAtlas) é um dos sócios e onde presta também colaboração o ex-colega Manuel Pimenta (Laboratório) . Ambos foram também meus colegas na Marconi, nomeadamente na minha campanha africana (1973-1981) na Estação Terrena do Cacuaco, em Angola, cuja foto publico abaixo.

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

OGMA quer fabricar aviões na Opel Azambuja


Vista aérea das OGMA em Alverca do Ribatejo
A Indústria Aeronaútica de Portugal (OGMA) tenciona comprar as antigas instalações da fábrica da Opel, na Azambuja, com o objectivo de assegurar a expansão da sua área de fabricação de aeronaves. A empresa, participada pela brasileira Embraer, equaciona construir naquelas instalações parte de um novo avião de transporte militar táctico. O processo de desmantelamento da fábrica da Opel deverá estar concluído até 30 de Março. Ver noticia na Agencia Financeira e Expresso.

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Micromédica - Mário Silva



Tive recentemente o prazer de reencontar e almoçar com o nosso ex-colega da Secção de Instrumentos Mário Silva, o que proporcionou o relembrar do tempo passado nas OGMA's (1962-71) e através de algumas fotos antigas, recordar também algumas caras que o tempo foi desvanecendo da nossa memória. O seu contacto foi incluído no nosso directório de contactos para poder ser avisado a tempo do próximo almoço e para ir acompanhando as novidades que vão aparecendo aqui no blogue. Isto, caso tenha algum tempo livre para consultar a Internet, dada a sua muito activa e ocupada vida empresarial, no 20º aniversário da sua empresa Micro-Médica, que comercializa material médico e hospitalar e é especializada na área da Otorrinolaringologia.

Etiquetas:

Cockpit Bücker C1.131 Jungmann


Cockpit de um Casa (Bücker) C1.131 Jungmann do Real Aeroclub de Zaragoza. Ver mais fotos de aviões, neste site de nuestros hermanos.

Etiquetas:

sábado, fevereiro 03, 2007

Página Pessoal do Mário Sequeira


O nosso ex-colega Mário Sequeira (EA-Sala 6 1968-1975), enviou-me algumas fotos das OGMA, entre elas esta tirada no EA na Sala 6, onde se podem ver da esquerda para a direita o Mário Sequeira, José Alberto Rodrigues e Luis Agostinho Nunes.
Para além disso fiquei a saber da sua paixão pelo Renault 5 Laureate, que está bem patente na sua página pessoal sobre a sua história automobilística, que já adicionei na coluna da direita, e cuja visita recomendo: http://pwp.netcabo.pt/mario.sequeira