quarta-feira, março 07, 2007

Fotos do baú - OGMA - Anos 60

Fotos cujas datas (ano) não foram ainda confirmadas.

Fotografia tirada à saída de Alverca, num local onde existia uma quinta e que hoje está transformada em prédios. Da esqª para dirª Amândio, Pinto, Jorge (já falecido), Pimenta e Bexiga.

Retiro do Mocho, Vialonga. Na esqª da frente para trás, Celso, à sua esqª ao fundo Encarnação. Na dirª também da frente para trás: Dias seguido do Luis Gameiro, ao fundo Bexiga e á esqª o Pimenta.
Praia de Porto de Mós. Sentado Silva. Deitados: Leonel, Amândio, Bexiga e Santos.

À porta do antigo Snack Bar Lis em Alverca. Sentados da esquerda para a direita: Freitas, Bexiga, Pinto, ___, ___, ___, Pimenta. (Fotos enviadas pelo Joaquim Bexiga referindo o período 1963/64).
-------------------------------------------------------



Algumas das fotos enviadas pelo Cantiga junto dum C-54 no Hangar 8.

---------------------------------------------------------





Pesooal dos Noratlas nos anos 60. (Fotos enviadas pelo Antonio Augusto Vasconcelos)

---------------------------------------------------------




Secção de Instrumentos nos anos 60. Fotografias enviadas pelo Luis Filipe Pimenta Alves.

---------------------------------------------------------

Equipa de elementos do curso F-104G.
Junto à Estação de Alverca com colegas.

Entrega de diplomas do curso F-104G.
Verificação Central (Sérgio e Cabrita)
Fotos enviadas pelo Manuel Cabrita (à dtª foto de cima), que encontrei em recentemente em Lagos.

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Vive Alverca said...

Boa tarde, gostaria de saber se tem mais fotos, e se será possivel o www.vive-alverca utilizar uma ou duas no nosso portofólio sobre a nossa cidade. O portal é relativamente novo, mas já conseguimos colocar as instituições a enviar nos a informação sobre eventos que tenham, a propria junta e camara, psp, e outras...temos sempre informação diária actualizada desde as noticias à farmacia de serviço, os contactos uteis, horoscopo diario, classificados e as empresas...visite e utilize.obrigada desde já!Cássia Cabral

5:36 da tarde  
Blogger José Fernandes dos Santos said...

Clássia,
A maior parte das fotos que me são enviadas pelos ex-colegas são dentro das OGMA, em Alverca ou nas ex-delegações de Angola e Moçambique. Por mim não tenho qualquer problema que sejam usadas as fotos publicadas no nosso site, desde que façam referência à origem das mesmas. No entanto, por uma questão de precaução, vou certificar-me junto de todos os colegas que me enviaram fotos, para saber se existe alguma discordância.
Visitarei o vosso site em breve e entretanto vou verificar se tenho mais algumas fotos de Alverca do Ribatejo.
Saudações
José

9:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conheci este blog hoje e faço questão de apresentar ao autor do mesmo os meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho histórico com que me sinto presenteado.
É pena que a FAP nunca tenha chegado a voar o F-104

4:43 da manhã  
Blogger José Fernandes dos Santos said...

Obrigado pelo comentário. O F-104G não foi de facto uma opção das FAP, que passaram dos F-84 (1953-64) e F-86 (1958-80) para o Fiat G.91 (1966-93), que ainda fez a guerra ultramarina. Quando os F-104G alemães chegaram a Alverca, traziam já um uma fama de falta de estabilidade, confirmada por uma grande percentagem de acidentes, presume-se com origem nas modificações que a Luftwafe introduziu neste avião,nomeadamente apetrechando-o para o reconhecimento aéreo. Era contudo uma grande máquina quer á descolagem quer na aterragem, que nos extasiava a todos aquando dos voos de ensaio na pista de Alverca.
Cumptos,
JFS

11:16 da tarde  
Blogger Gomes said...

Boa noite amigos ex-trabalhadores nas OGMA.
Chamo-me Francisco da Silva Gomes, sou de Braga e fui admitido nas OGMA em 16/08/1960. Trabalhei na EL como bobinador até Novembro de 1961. Só hoje tomei conhecimento da existência deste Blogger por intermédio de meu Cunhado António Cortes, residente em Arcena-Alverca. Fiz a visita às fotos e da minha época somente reconheci o meu conterrâneo Pimenta.Possuo fotos dessa época, não propriamente nas OGMA, mas de uma Peregrinação da FA a Fátima e de convívios de amigos, como o de um desafio de futebol ente duas equipas compostas só por Bracarenses e realizado no campo do Alverca. O árbitro foi o Caixinha.
Felicito-vos pela criação deste Blogger. A todos um abraço

11:24 da tarde  
Anonymous Victor Venâncio Jesus said...

Boa tarde! Tive hoje conhecimento desde Blog, através do Sr. Lopes, que é de Silves e vive em Vila Franca,foi funcionário das Oficinas desde 1951 até á sua reforma.Eu, Victor Venâncio de Jesus, natural de Olhão, trabalhei nas OGMA de 1956 a 1960, fui contemporâneo de muitos outros algarvios que naquela época, rumaram ás OGMA.Vou procurar nos meus arquivos, por algumas fotos desse tempo e enviar para o blog.

3:10 da tarde  
Blogger Unknown said...

É com grande alegria que vejo alguém preocupado em expor os comentários sobre as vivências e momentos inesquecíveis na vida de cada um de nós. Para mim a passagem pelas OGMA traduziu-se pela grande escola da minha vida. Conheci amigos, partilhamos a história da nossa juventude. Estive na SN (Secção Noratlas) desde 11 de Novembro de 1968 a 31 de Dezembro de 1974.Gostaria de ter os contactos dos nossos ex-colegas, principalmente da SN e porque não agendarmos um almoço. Fico à espera de novas informações para promover um grande encontro.

5:50 da tarde  
Blogger Raul Fernando Gomes Branco said...

Blog riquíssimo de história, excelentemente elaborado, podendo e devendo ser aproveitado para efeitos didáticos.
Gostei e irei recomendar no meu blog.
Parabéns amigo José Santos.

12:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home