quinta-feira, março 08, 2007

Fotos do baú - OGMA 1965


Durante o 90º aniversário das OGMA, chegou-me às mãos esta foto do "grupo musical" do F-104, através do seu vocalista, Leal Pereira.
---------------------------------------------------------


Durante uma visita efectuada às OGMA, o ex-colega José Faustino na Sala de Comunicações do F-104G (sala nº 7 do Centro de Instrução), explica ao então ministro das Corporações e Previdência Social, Prof. Dr. Gonçalves de Proença e ao Director das OGMA, brigadeiro Fernando de Oliveira (ao centro), os objectivos dos vários equipamentos que se encontravam na sala.

O ex-colega Martinho escuta atentamente a conversa entre o brigadeiro Fernando de Oliveira, Director das OGMA e o ministro das Corporações e Previdência Social.






Nessa visita foi feita a entrega dos diplomas aos 60 alunos do 2º curso de formação do avião F-104G, na sequencia dos contratos celebrados entre o Governo de Portugal e o Governo da Republica Federal da Alemanha. A formação de especialistas foi desde a sua origem e fundação, uma das preocupações básicas das OGMA. Já em 1919, o seu 1º Director, o coronel Pedro Fava Ribeiro de Almeida, instituia os primeiros cursos mecânicos. A entrega dos diplomas foi feita pelo Ministro das Corporações, pelo Secretário de Estado da Aeronáutica e pelo brigadeiro Fernando de Oliveira, Director das OGMA.
Uma aula de Aerodinâmica no ambito da formação sobre o F-104G no hangar 10. De pé da esquerda para a direita: Sepúlveda, Martins, Félix e Freitas. Sentados de costas estou eu e o Carvalho.

Alunos e monitores do 2º Curso do F-1o4G. Infelizmente já não se encontram entre nós o Fogoso e o Ginja.

Junto a um Fiat-G91, para onde transitaram após terminar o projecto F-104G, posam para o fotógrafo: António Carvalho, José Santos (eu), Gilberto, Antunes, Ganaipo Oliveira. Em 27 de Junho de 1993 foi efectuado o último voo oficial de um Fiat-G91. Durante a Guerra de África foram efectuadas mais de 13.000 saídas, tendo sido abatidas cinco aeronaves por AAA/SAM, com uma baixa mortal e restantes recolhidos da zona de combate. Ver mais informação sobre o Fiat-G91 no site do Museu do Ar.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Anonymous Araújo Neves said...

olá amigos.Frequentei o 1º curso do F.104 (seccão de motores).Trabalhei no Hangar 9 e mais tarde fiquei ligado ao Banco de ensaios (1º do F-104 e depois de todos os motores que eram reparados na oficina de motores).
Mais tarde iniciei os ensaios dos motores dos Allouette.
Alguém tem fotos do 1º Curso?
Obrg um gr abraço

2:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home