quarta-feira, março 21, 2012

OGMA continua a enviar funcionários para casa

A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, empresa localizada em Alverca do Ribatejo continua a enviar funcionários para casa a auferir vencimento, justificando que esta situação se deve a motivos de falta temporária de trabalho. A situação decorre há mais de 2 anos. O STEFFAS, sindicato que representa os trabalhadores da OGMA mostra-se preocupado com esta decisão por parte da administração e receia que esta situação possa ser uma forma de levar ao despedimento dos trabalhadores, não compreendendo também o facto de alguns dos cargos que os funcionários dispensados ocupavam, terem vindo a ser ocupados por trabalhadores de empresas de trabalho temporário. A OGMA, cuja a administração está a cargo da brasileira Embraer e que tem capitais estatais envolvidos, há 3 meses atrás terá anunciado que iria recrutar cerca de 200 funcionários para a produção de um novo avião militar, o KC 390. Ler em Cidade de Alverca

Etiquetas:

sexta-feira, março 09, 2012

Carreira aérea Lisboa-Madrid - 1928


Notas sob a foto: «Em cima: Após a chegada do avião a Alverca em que se vêem D. Enrique Molina, Ilustre Encarregado de Negócios de Cuba, o poeta portoriquenho José Balseiro, o novelista cubano Hernandez Catá, o mestre de jornalistas Luis de Oteysa, e Eduino Móra, secretário da Legação de Cuba, além do nosso director e outras pessoas que esperaram os ilustres amigos. Ao centro: o nosso director, Luis de Sousa Fonseca, dá as boas vindas, em nome da Ilustração ao representante lídimo do jornalismo espanhol. Em baixo: Uma sensacional foto. O fotógrafo da Ilustração, de bordo dum aparelho onde voou ao encontro do "Junkers", fotografa o lindo aparelho dos Serviços Aéreos Portugueses, quando este toca em terra» (Revista Ilustração Portuguesa de 16 de Julho de 1928).

(Trimotor Junkers G 24 da UAE)
Os Serviços Aéreos Portugueses (SAP) só em Maio de 1929 receberam o seu primeiro avião de matrícula nacional - um Junkers F-13 vindo da Suécia - que recebeu a matrícula C-PAAC. Até esta data os aviões usados na ligação Madrid - Lisboa (Alverca) - Sevilha seriam os trimotores Junkers G-24 ou mesmo os Junkers F-13 da UAE - Union Aérea Espanhola (que possuia um total de 2 G-24 e 3 F-13), onde a casa Junkers Flugzeugwerk AG era accionista maioritária.


Notas sob as fotos do Junkers F-13 matricula M-CBBA: «Nos soberbos «Junkers» da carreira aérea Lisboa-Madrid voou há dias o mais pequeno aeronauta do mundo. Trata-se do filhinho do nosso querido camarada, o ilustre pintor Eduardo Malta que, com sua mãe. a exma esposa daquele nosso amigo, foi reunir-se ao pai na cidade de Madrid. As nossas fotos mostram o arrojado viajante de 9 meses antes de entrar no aparelho  e na ocasião de ser metido na cabine, operação que encarou com coragem inaudita na presença do heróico aviador, piloto do «Junker» que se vê à esquerda na foto». (Revista Ilustração Portuguesa de 01 de Julho de 1928).
A Union Aérea Espanhola possuiu, no total, dois Junkers G-24 com as matriculas M-AJAJ e M-CFFA e cinco Junkers F-13 com as matriculas M-AAJ, M-AJAA, M-CBBA, M-CAAD e M-CEEA.

Etiquetas:

quarta-feira, março 07, 2012

OGMA - 100º Auster construído nas OGMA


Contracapa da revista Mais Alto nº 60 de Abril 1964, alusiva ao 100º avião Auster construido nas OGMA. As OGMA produziram desde 1960 a 1966 um total de 147 unidades: 9 Auster D-4/108, 4 Auster D-5/180 e 134 Auster D-5/160. Ver Auster na FAP.

Etiquetas:

domingo, março 04, 2012

Novos corpos gerentes da APOGMA

Realizou-se no passado dia 14 de Dezembro 2011, na sede da APOGMA, a Assembleia Geral para a eleição dos novos corpos gerentes para o biénio 2012/2013, a quem desejamos o melhor sucesso. A única lista concorrente foi eleita por unanimidade, sendo composta pelos seguintes
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Dr. João António Rosa Mendes Quítalo (Sócio 301)
Vice – Presidente – João Alberto da Silva Valido (Sócio 54)
1º Secretário – Mário Jesus Braz Ascensão (Sócio 90)
2º Secretário – Paulo Jorge dos Santos Toste (Sócio 970)
DIRECÇÃO
Presidente – Manuel João Paulino dos Santos (Sócio 744)
Vice-Presidente – António de Jesus Prior (Sócio 678)
Secretário – Marco Décio de Freitas Leça (Sócio 1198)
Tesoureiro – Álvaro José Gonçalves da Costa (Sócio 509)
Vogal – Abílio Augusto Bilé Silva (Sócio 383)
Vogal – José Carlos Lopes Santos Matos (Sócio 1058)
Vogal – João Manuel Correia Rocha (Sócio 337)
Vogal – António das Neves Amorim (Sócio 824)
Vogal – Luís Manuel S. H. Guerra (Sócio 423)
Vogal – Fernando Manuel Salgueiro Trindade (Sócio 1023)
Vogal – José Castanheira Batista (Sócio 1153)
Ver noticia completa no site da APOGMA

Etiquetas: