segunda-feira, novembro 02, 2009

Museo del Aire de Madrid


North American T-6 Texan, muito usado como avião de treino de pilotos, tendo a primeira versão voado em 1 Abril 1935. Serviu também como bombardeiro em picada, caça, avião de competição, de controle aéreo avançado e como lançador de quimicos na agricultura.

Looched F-104 "Starfighter" de que se construiram 977 unidades e que foi usado pela Força Aérea de nove paises, foi desenhado por Kelly Johnson em 1952 e construído em série desde 1958, pelos Estados Unidos e posteriormente por outros países.

O caça reactor françês Dassault Mirage III-E, em asa delta, construído por Marcel Dassault baseado no Me-163 Comet alemão, desenhado por Lippisch e nas experiência da guerra da Coreia. Efectuou o seu primeiro voo de ensaio em 25 Junho 1955, com dois motores Rolls Royce.

O avião australiano PL-12 Transavia "Airtruck", desenhado para fins agricolas. A Transavia Aviation fabricou mais de cem destes aviões, para desinfecção, transporte de passageiros, vigilancia aérea e ambulancia.

Casa Northrop F-5A, de que a empresa espanhola CASA fabricou 70 exemplares desde 1968, depois da compra da patente da Northtrop americana.

O avião bombardeiro norte americano B-25 "Mitchel", projectado em Setembro de 1939, teve o seu primeiro voo em 1 de Agosto de 1940, tendo-se fabricado 9 versões diferentes, num total de 10.000 unidades. Bimotor, monoplano de asa média e perfil de asas de gaivota, de construção metálica e revestimento de aluminio, foi massivamente utilizado na 2ª guerra mundial pelas Forças Aliadas, destacando-se entre as suas acções o bombardeamento de Tokio por 16 destes aparelhos, em 16 de Abril de 1942, sob o comando do Tcol. J. H. Doolittle.


Desde Julho de 1936 que o Junkers Ju-52 teve uma grande participação na guerra civil espanhola como avião de transporte, lançamento de paraquedistas e bombardeiro. Dado o êxito deste avião, a Força Aera Espanhola decidiu fabricá-lo tendo adquirido três aviões à Iberia. Desde 1944 a 1954, as Construciones Aeronauticas fabricaram 160 aviões Junkers Ju-52. Dadas as semelhanças dos motores BMW alemães e soviéticos M-25, ambos inspirados no modelo Wright Cyclone amercicano, a Espanha desenvolveu o motor Beta B-1B, que equipou a última série. No total, a Alemanha, Hungria, Espanha e França fabricaram 4845 Junkers Ju-52. Pode ouvir o trabalhar dos motores do Ju-52 aqui, e planear um voo de Ju-53 de 30 minutos por 179 euros.


Hidroavião PBY-5 Consolidated "Catalina", o hidroavião mais famoso da História da Aviação, pela sua destacada actuação na 2ª Guerra Mundial, detectando e perseguindo o Bismark e a frota japonesa, por ser o primeiro utilizado na luta aérea contra os incêndios e pelo seu protagonismo nos documentários do oceanógrafo Cousteau. Foi desenhado por Isaac Laddon em 1934 e fez o primeiro voo em 28 de Março de 1935, no lago Erie.


Canadair CL-215 é um avião anfibio, produzido pela Canadair Limited de Montreal, desenhado especialmente para o combate a incêndios, através da descarga de dois reservatórios de 2725 litros de agua, que pela sua robustez, versatibilidade e facilidade de manutenção, pode empregar-se em missões de busca e salvamento.

Aqui fica uma amostra dos aviões que se podem ver no Museo del Aire de Madrid
, visitado no passado domingo, que conta ainda com bastante aviões e algumas réplicas, documentos e um grande espólio sobre a história da aviação em geral e da aviação espanhola, tudo muito bem conservado e a merecer uma visita. Aberto das 10h00 às 14h00, a visita é grátis e o museu tem parque de estacionamento, cafetaria e loja de documentação aeronáutica.

Etiquetas: