quinta-feira, outubro 25, 2012

Alverca perde aeroporto "low-cost"

Depois do Museu do Ar ter descolado de Alverca para se instalar em Sintra é a vez do novo aeroporto low cost nem sequer chegar a aterrar na cidade. O Governo escolheu o Montijo para instalar o novo complemento à Portela e a principal associação do sector diz que Alverca “era um problema”.
A cidade de Alverca perdeu a possibilidade de vir a ter um aeroporto para voos de baixo custo (“low cost”) complementar à Portela e que iria receber até dois milhões de passageiros por ano. Fonte governamental garantiu a O MIRANTE que a base aérea do Montijo foi a escolhida para albergar a nova estrutura e já terá tido o aval da Troika, que analisou alguns pormenores da proposta durante a quinta avaliação do pacote de ajuda externa a Portugal.
Limitações em termos de espaço, habitações demasiado próximas da pista e parecer desfavorável da OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) não terem sido favoráveis à instalação do aeroporto, foram os principais factores que pesaram na decisão de rejeitar Alverca. O estudo encomendado pela ANA - Aeroportos de Portugal já apontava a base aérea do Montijo como provável destino para o novo aeroporto de voos low cost e a associação representante dos pilotos diz que foi a melhor escolha.
“Instalar um aeroporto em Alverca não era minimamente recomendável. Além de estar no enfiamento da Portela a pista não se pode expandir porque tem o rio de um lado e a linha de comboio do outro”, refere Pedro Santa Bárbara, presidente da Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea. O ex-piloto da Força Aérea e actual comandante da TAP entende que Alverca apresenta restrições por causa de a pista ser usada pelos aviões em manutenção nas oficinas das OGMA. E já em Fevereiro, recorde-se, a OGMA emitiu um parecer desfavorável à utilização das suas pistas por parte de aviões low cost. Ver noticia completa em O Mirante

Etiquetas: