domingo, setembro 09, 2012

Pólo Aeronáutico de Alverca

O Pólo Aeronáutico de Alverca é uma oportunidade nacional, defende Maria da Luz Rosinha, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em artigo em "O Mirante", edição de 2012-08-30, considerando que Alverca tem a hipótese de assumir as funções de infra-estrutura aeronáutica complementar do Aeroporto de Lisboa.
Defende ainda o Município, a transformação da zona aeronáutica de Alverca num espaço polivalente constituído por:
a) Um Núcleo Central de uma “fileira aeroespacial nacional”, decorrente de se considerar a OGMA, SA enquanto um dos protagonistas essenciais para a consolidação do setor aeronáutico nacional.
b) Um Núcleo Central de Manutenção Aeronáutica Nacional, resultante do entendimento de que não se justifica hoje que Portugal possua duas empresas de manutenção aeronáutica como a OGMA, SA e a TAP-Manutenção e Engenharia.
c) Uma Área de Localização Empresarial, integrada numa das principais aglomerações empresariais da Área Metropolitana de Lisboa, beneficiando de condições locativas e de mobilidades excecionais.
d) Um Espaço de Formação Avançada Aero-Espacial e de I&D, potenciando a oferta formativa já hoje existente na OGMA, na Escola Secundária Gago Coutinho e no Centro de Formação do IEFP . E, sobretudo,
e) Um Espaço de Atividade Aérea complementar do Aeroporto Internacional de Lisboa (Portela);
Ver artigo completo aqui.

Etiquetas: