Avião checo acidentado em Bensafrim e sua reparação no PMA de Alverca - 1926
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNss92Z6MjkTwRHIaejQ9SatZoCdXXp4KVNK4NrKxbTCZatJQzI83FfqijckWC8wUI0OLQsEfHy0e0Qwof1U9Nne1InCOiENvk9AQ03JMrc8Wl8cOciRdBgbYc5vu4l2cQ1FmYCw/s400/Mapka+letu+Stanovsk%25C3%25A9ho+v+r.+1926+na+Ab-11+zve%25C5%2599ejn%25C4%259Bn%25C3%25A1+v+dobov%25C3%25BDch+novin%25C3%25A1ch..jpg)
Piloto Stanovsky junto do Aero AB-11, em acção de reabastecimento em Croydon
Quando estava perto de Lagos, a hélice de madeira, provavelmente danificada nos terrenos pedregosos de Marrocos, estilhaça-se em pleno voo e obriga o comandante Stanovsky a aterrar num terreno próximo, perto de Bensafrim, Lagos, que lhe pareceu iria causar a destruição total da aeronave. No entanto, o piloto conseguiu aterrar com perícia numa zona mais plana e partir apenas o trem de aterragem e danificar o plano inferior da asa direita.
Informada a Aeronáutica Militar, foi providenciado um hidroavião, pilotado pelo tenente aviador Amado da Cunha, que se deslocou-se ao campo de Odeáxere, Lagos, para avaliar a situação e transportar o piloto checo até ao Parque de Material Aeronáutico, em Alverca.
Devido à greve dos comboios, na sequência dos acontecimentos de 28 de Maio de 1926, foi organizado um comboio especial que transportou o avião, acompanhado pelo mecânico Simeck, até às oficinas do Parque de Material Aeronáutico, em Alverca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcHU_ohHVAZvZBAM00rsIm6m7vHLZVYrz3TGiOuaSWuhYGeQAeNbXQmP8S8jxfd9HvX7_ENZMJOTi4f1vDVodjPzqHuelFC7cSymhTYOJcDoqxfutVom2U4JA675ptcD9Ck9lZOw/s400/1926_Avi%25C3%25A3o+checo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIXAWu3Wzj-8hu0Pqn6SFjBcdhrHxADV7mLpk6PN7UC9SWR9JQJRCy4mFqVnpnQh1F2xjRm1_7ign9nAdeCrDpQENJGkek-oyY96_k5PSDTSxhXEMzc9HbsPgZjLH0NEEMGD6Fzg/s320/1926-06-06_Stanovsky_Jornal+O+Algarve.jpg)
Noticia no Diário de Noticias e no O Algarve
Em 14 dias, as oficinas de Alverca, após recepção das peças solicitadas ao construtor checo, efectuaram a reparação completa do avião, com um custo total de 8.220$99, tendo a viagem prosseguido no dia 19 de Junho de 1926, com destino a Madrid, Paris, Londres, Bruxelas, Roterdam, Copenhaga, Estocolo, Helsingor, Reval, Riga, Kowono, Varsovia, Bucarest, Constantinopla, Angora, Salonica, Atenas, Roma, Viena e Praga, onde chegou a 23 de Julho 1926.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxL79umqQnOKN3UEgUTj0-cVM_PMoS-JCSpncWhPpC2geLHAb2eutYrd3xn1OPL916ooCgJ6sFzHyxvAVYWAnK30U2wmIACUlxMZMfKbXJEhyS1LZ3LEcm_JHk8yZzcfIi6KSaqg/s400/Relat%25C3%25B3r%25C3%25ADo+do+PMA+de+1926+reparacao+Aero+AB-11.jpg)
Quando estava perto de Lagos, a hélice de madeira, provavelmente danificada nos terrenos pedregosos de Marrocos, estilhaça-se em pleno voo e obriga o comandante Stanovsky a aterrar num terreno próximo, perto de Bensafrim, Lagos, que lhe pareceu iria causar a destruição total da aeronave. No entanto, o piloto conseguiu aterrar com perícia numa zona mais plana e partir apenas o trem de aterragem e danificar o plano inferior da asa direita.
Informada a Aeronáutica Militar, foi providenciado um hidroavião, pilotado pelo tenente aviador Amado da Cunha, que se deslocou-se ao campo de Odeáxere, Lagos, para avaliar a situação e transportar o piloto checo até ao Parque de Material Aeronáutico, em Alverca.
Devido à greve dos comboios, na sequência dos acontecimentos de 28 de Maio de 1926, foi organizado um comboio especial que transportou o avião, acompanhado pelo mecânico Simeck, até às oficinas do Parque de Material Aeronáutico, em Alverca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcHU_ohHVAZvZBAM00rsIm6m7vHLZVYrz3TGiOuaSWuhYGeQAeNbXQmP8S8jxfd9HvX7_ENZMJOTi4f1vDVodjPzqHuelFC7cSymhTYOJcDoqxfutVom2U4JA675ptcD9Ck9lZOw/s400/1926_Avi%25C3%25A3o+checo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIXAWu3Wzj-8hu0Pqn6SFjBcdhrHxADV7mLpk6PN7UC9SWR9JQJRCy4mFqVnpnQh1F2xjRm1_7ign9nAdeCrDpQENJGkek-oyY96_k5PSDTSxhXEMzc9HbsPgZjLH0NEEMGD6Fzg/s320/1926-06-06_Stanovsky_Jornal+O+Algarve.jpg)
Noticia no Diário de Noticias e no O Algarve
Em 14 dias, as oficinas de Alverca, após recepção das peças solicitadas ao construtor checo, efectuaram a reparação completa do avião, com um custo total de 8.220$99, tendo a viagem prosseguido no dia 19 de Junho de 1926, com destino a Madrid, Paris, Londres, Bruxelas, Roterdam, Copenhaga, Estocolo, Helsingor, Reval, Riga, Kowono, Varsovia, Bucarest, Constantinopla, Angora, Salonica, Atenas, Roma, Viena e Praga, onde chegou a 23 de Julho 1926.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxL79umqQnOKN3UEgUTj0-cVM_PMoS-JCSpncWhPpC2geLHAb2eutYrd3xn1OPL916ooCgJ6sFzHyxvAVYWAnK30U2wmIACUlxMZMfKbXJEhyS1LZ3LEcm_JHk8yZzcfIi6KSaqg/s400/Relat%25C3%25B3r%25C3%25ADo+do+PMA+de+1926+reparacao+Aero+AB-11.jpg)
Nº obra 2244 de 1926, do PMA de Alverca, referente à reparação do Aero AB-11
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5ytNB5Imhp3ddvl7Sw7_iaA4aYBIfeFLakABCjgeOo1lo5MKtMCFEWVtchWTAAu4XpzBUT2LQpWcVVGX6EG1QGpoSxLUYnBIs2rJdPAvTAA6UKjqVqL8QvlrK8OpcEof1W3IlSA/s400/aero00001.jpg)
Réplica do Aero A.B.-11 L-BUCD no museu Kelby em Praga
O avião biplano Aero A,B.-11, com algumas semelhanças ao Potez XXV construído nas oficinas de Alverca, foi fabricado pela casa "Aero" de Praga e era equipado com motor "Perun" de 240 CV, também de fabrico checoslovaco, com 6 cilindros em linha, que provou a sua resiliência ao longo da viagem de 15.000 kms.
Termino com uma referência do comandante Skanovsky, ao acolhimento e colaboração da Aviação Militar Portuguesa: « Les Portugais ont été extrêmement aimables. La gréve des chemins de fer sévissait au Portugal; néanmoins, l'aviation militaire a trouvé le moyen de former un train spécial pour emmener mon appareil jusqu'á ses ateliers de Lisboone. C'est lá, après avoir reçu de Tchéco-Slovaquie, les pièces nécessaires que nous avons pu réparer, grâce, il me faut-y insister, au concours cordial et empressé des Portugais.» (Crédito: Les Ailes de 1926-07)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5ytNB5Imhp3ddvl7Sw7_iaA4aYBIfeFLakABCjgeOo1lo5MKtMCFEWVtchWTAAu4XpzBUT2LQpWcVVGX6EG1QGpoSxLUYnBIs2rJdPAvTAA6UKjqVqL8QvlrK8OpcEof1W3IlSA/s400/aero00001.jpg)
Réplica do Aero A.B.-11 L-BUCD no museu Kelby em Praga
O avião biplano Aero A,B.-11, com algumas semelhanças ao Potez XXV construído nas oficinas de Alverca, foi fabricado pela casa "Aero" de Praga e era equipado com motor "Perun" de 240 CV, também de fabrico checoslovaco, com 6 cilindros em linha, que provou a sua resiliência ao longo da viagem de 15.000 kms.
Termino com uma referência do comandante Skanovsky, ao acolhimento e colaboração da Aviação Militar Portuguesa: « Les Portugais ont été extrêmement aimables. La gréve des chemins de fer sévissait au Portugal; néanmoins, l'aviation militaire a trouvé le moyen de former un train spécial pour emmener mon appareil jusqu'á ses ateliers de Lisboone. C'est lá, après avoir reçu de Tchéco-Slovaquie, les pièces nécessaires que nous avons pu réparer, grâce, il me faut-y insister, au concours cordial et empressé des Portugais.» (Crédito: Les Ailes de 1926-07)
Etiquetas: Parque Material Aeronáutico
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home