segunda-feira, maio 29, 2017

Avião checo acidentado em Bensafrim e sua reparação no PMA de Alverca - 1926

No dia 31 de Maio de 1926, o comandante checo Stanovsky, pilotando o biplano Aero A.B.-11, matricula L-BUCD, acompanhado do mecânico Simek, depois de partir de Praga a 25 de Maio 1926, com paragens em Istres, Barcelona, Rabat, Fez e Casablanca, descola desta cidade em direcção a Lisboa, em mais uma etapa da sua viagem através da Europa, África e Ásia.

Mapa da viagem de 15.000 kms do piloto checo Stanovsky no Aero AB-11
Piloto Stanovsky junto do Aero AB-11, em acção de reabastecimento em Croydon
Quando estava perto de Lagos, a hélice de madeira, provavelmente danificada nos terrenos pedregosos de Marrocos, estilhaça-se em pleno voo e obriga o comandante Stanovsky a aterrar num terreno próximo, perto de Bensafrim, Lagos, que lhe pareceu iria causar a destruição total da aeronave. No entanto, o piloto conseguiu aterrar com perícia numa zona mais plana e partir apenas o trem de aterragem e danificar o plano inferior da asa direita.
Informada a Aeronáutica Militar, foi providenciado um hidroavião, pilotado pelo tenente aviador Amado da Cunha, que se deslocou-se ao campo de Odeáxere, Lagos, para avaliar a situação e transportar o piloto checo até ao Parque de Material Aeronáutico, em Alverca.
Devido à greve dos comboios, na sequência dos acontecimentos de 28 de Maio de 1926, foi organizado um comboio especial que transportou o avião, acompanhado pelo mecânico Simeck, até às oficinas do Parque de Material Aeronáutico, em Alverca.


Noticia no Diário de Noticias e no O Algarve
Em 14 dias, as oficinas de Alverca, após recepção das peças solicitadas ao construtor checo, efectuaram a reparação completa do avião, com um custo total de 8.220$99, tendo a viagem prosseguido no dia 19 de Junho de 1926, com destino a Madrid, Paris, Londres, Bruxelas, Roterdam, Copenhaga, Estocolo, Helsingor, Reval, Riga, Kowono, Varsovia, Bucarest, Constantinopla, Angora, Salonica, Atenas, Roma, Viena e Praga, onde chegou a 23 de Julho 1926.

Nº obra  2244 de 1926, do PMA de Alverca, referente à reparação do Aero AB-11

Réplica do Aero A.B.-11 L-BUCD no museu Kelby em Praga
O avião biplano Aero A,B.-11, com algumas semelhanças ao Potez XXV construído nas oficinas de Alverca, foi fabricado pela casa "Aero" de Praga e era equipado com motor "Perun" de 240 CV, também de fabrico checoslovaco, com 6 cilindros em linha, que provou a sua resiliência ao longo da viagem de 15.000 kms.
Termino com uma referência do comandante Skanovsky, ao acolhimento e colaboração da Aviação Militar Portuguesa: « Les Portugais ont été extrêmement aimables. La gréve des chemins de fer sévissait au Portugal; néanmoins, l'aviation militaire a trouvé le moyen de former un train spécial pour emmener mon appareil jusqu'á ses ateliers de Lisboone. C'est lá, après avoir reçu de Tchéco-Slovaquie, les pièces nécessaires que nous avons pu réparer, grâce, il me faut-y insister, au concours cordial et empressé des Portugais.» (Crédito: Les Ailes de 1926-07)

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