Hangar de Balão - 1925
Com a vinda do Director do Parque de Material Aeronáutico, em 1918, para Alverca, deu-se por arrastamento a colocação da Companhia de Aerosteiros nesta localidade, vinda de Vila Nova da Rainha. Foi o seu pessoal que de início guarneceu o Parque, antes do assalariamento de civis e do contracto de mecânicos graduados. Esta companhia, pela reorganização de 10 de setembro de 1924, passou a denominar-se Companhia de Aerostação de Observação e dois anos mais tarde, em 21 de Agosto de 1926, foi transformada em Batalhão de Aerosteiros, com vários balões cativos zodiac e um esférico para voos livres.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoz6U7FfgNBb2PZDrxzm28Mc5tE1q1FrtmAKAjn4FtiMfam_F7iunWbnm3kdEw3X9jibpDA7drWP3Drdd8tK40DBfT0Fl5POm1BjKOrwaRwL9fGkTeNniSnt6_DPVik5E8P7ZFuQ/s400/6_hangar+balao_comando+e+messe+do+batalhao+de+aerosteiros.jpg)
Edifício do Comando e Messe do Batalhão de Aerosteiros no PMA.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPTyvCpG1MTDrO33kOqmg0ZCdu0v3bGX9ddQlCEqkAyD2J_JpGST6pYcyDoh3NGC_gBYehpeEDruaU5xvk4MvbDX3__LxgN3zrtJHMfL4iNRwnijI3HYAW83ig-H8pa6fBKEKR7w/s400/5_Hangar+bal%C3%A3o_Opera%C3%A7oes+junto+ao+hangar+com+bal%C3%A3o+cativo+tipo+BD+do+Batalhao+de+Aerosteirosde+Alverca-livro+historia+da+FAP.jpg)
Operações junto ao hangar com balão cativo tipo BD do Batalhão de Aerosteiros de Alverca
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1-CFG9hjyYMoIbGJd7kaYdwQZtg-U8SsJQggZKl7trTIBdT70Q497LJhNPyAfov0E2o38iihnOr-mT9ng7UlUR4j0zc6rqdYetwomYYNZx7UQMPQ39FLImDMqmSKk0qpJmcRJ_g/s400/Exercicios+no+batalh%C3%A3o+de+aerosteiros+em+Alverca.gif)
Exercícios no Batalhão de Aerosteiros em Alverca. (Foto Arquivo Torre do Tombo)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAkj9OHNHbAMIgzfa9se7jaKFQcxGC5m7FiMOSGl8HFBcQFjWpM8c67qov0dRfCqqWypLRQEuSZoD97BvuVYrX7Dj_LT78TndwEU2DYvO1J0MwfT-GJA7nrTw5ILdAXjNCccHazg/s400/Aerodromo+da+Amadora_1928.jpg)
Vista do hangar de balão ao fundo e do hangar de aviões do aerodromo em 1928.
Na sequência desta reorganização, foi construído em 1925, o Hangar de Balão para a manutenção de balões de hidrogénio, suspensos, desenhado pelo gabinete de arquitectura da Aeroplanning Gmbh, com a colaboração do engenheiro Rolf Schmalor. No ano seguinte, em 1926, iniciar-se-ia a construção do Hangar de Montagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiL3p5uMQjcEr5SOXiNbwPVVfEytP58kz2rydO4JhCEuk6JAmx7MU3xllWWNW8mz2HOW2ICwGLJhA-Ij518IjWN9V9u_Qe_srRpL-S9O5cKF2mxDhuDPS23-Ik7M05RZqgik8Gxiw/s400/3_hangar+balao-+com+os+rebanhos+para+conserva%25C3%25A7%25C3%25A3o+da+pista.jpg)
Hangar de balão com os rebanhos para conservação da pista de aviação
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuY7q8noFR9SriQ0VkYTKnhtP2_GAr73J1yf8ubYGZSf9srKafz5aSXn4LpXZf7EEtiEIy0KLyQzZ6dvCH0wA0dm4wolaFKzf5f5spp77Je4sXvtOeH2DqRo8zTWk2SduvoXcqeQ/s400/1_hangar+balao_RA.jpg)
Vista interior do hangar de balão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP0xGHpzF6-whyphenhyphenKjbeqefG59hjO41p8SfJY6Uq_cB_5psgeAnrLaERCzWtsqRmCbcUhKaphHrNkXPgHzaXFtFFI9iB-1XCHrPBGlPbJ7kndbKILvzEFodGiHjEAHeHqG2Yk76XoA/s400/2_hangar+balao_RA.jpg)
Estrutura geodésica entrelaçada na construção do hangar de balão
Utilizando uma arquitectura geodésica, já desenvolvida e adaptada à construção de estruturas de fuselagem e asas cantilever pela casa Vickers, na construção dos aviões monomotores Welesley e bimotores Wellington, bem como na construção civil e naval, o hangar de balão das OGMA é o único exemplar, actualmente existente no mundo, utilizando este tipo de estrutura inovadora.
O hangar possui uma altura máxima de 13,10 metros, uma largura 14,65 metros e 40 metros de comprimento, sendo revestido com 22.800 telhas de fibrocimento. No interior existem dois pisos superiores de onde se acedia à tela dos balões. Toda a estrutura interna é composta por traves de madeira dispostas diagonalmente, lembrando o casco de um navio invertido, “ [...] era considerada modelar na época. A disposição de elementos diagonais evita o contravento, permitindo uma grande economia de espaço, tal como era necessário para o alojamento de balões.” (OGMA, Hangar de Balão, [programa do 80º aniversário], Alverca, OGMA, 1998).
A primeira estrutura geodésica, construída em 1922 em Jena, Alemanha, da Companhia Zeiss Optical.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcOmofXAyOKori46u6RYO1Ts9PKtUwhPK6lJgmZrxjUQUfc5Wby11SaDOGsHmqvUmMIqk3Yc8X14Pz_3hG3CDc5TkDfxKUJpYdpBOpiIEdSVeN0v0MRrUIVzCxZ-VzhpJyd9MGgg/s400/9_asa+monolongarina+%C2%ABDewoitine%C2%BB.jpg)
Asa monolongarina «Dewoitine»
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjShoXX2KDVs05ZkoEfJE2jVhJx5PELDpyx39kNrlTehrdva5H1n_34cjE_xR4DD4obIR24Q2N1PShRJu-Cff1X6PYCsacVUMVx5gYJvps9xmwx8EGeO9XBW2_LbFHsPU_wchAIBg/s400/Fuselagem+monocasco+com+revestimento+resistente+%C2%ABBleinheim%C2%BB_RA.jpg)
Fuselagem monocasco com revestimento resistente «Bleinheim»
A arquitectura da construção geodésica, contribuiu para a resolução de questões de ordem estrutural, particularmente no vencimento de grandes vãos, e determinou, nos anos 50, a concepção dos impressionantes Hangares de Manutenção de Aeronaves, organizados mediante um engenhoso sistema estrutural misto, que proporciona a abertura de vãos de 120m e 160m de largura, suspensos por consolas de 45m de profundidade, fixas por meio de uma rótula que se articula com uma estrutura entrelaçada e ancoradas ao solo através de tirantes na face oposta. (documento do IPPAR)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXUpk9rlix733_aDV-W9_laWxxJ-fm9Oi5onz-eA3cfNWtDDqSqcKPMrVpQxUAxfPOjE04yd0Rv267HzQ67DkNfhfOrUYuB1BK0SqtYcm0__afZYNcoGJBc01Ay0j9WuyJEg2eMA/s400/Rallye+do+Sporting+de+1961,+no+Aer%C3%B3dromo+de+Alverca.+O+piloto+%C3%A9+o+av%C3%B4+do+jovem+talento+Pedro+Matos+Chaves....jpg)
Rallye do Sporting de 1961, no Aeródromo de Alverca, vendo-se atrás o hangar de balão.(Crédito: Carlos Pinheiro)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1UQwRiemPsHoCPEZgoAIiiOt_DqVKgfTmLH_JOwUwahefcJ_V2QiIBo2m5Z5pxG6M0ses1YzGwdZGTnqJwRYpFsHpb2wNSPxJbLX3YFPeyaVGIAzTvnv0O_ZkVOwRW7F0TPzzJw/s400/7_hangar+de+bal%25C3%25A3o_inunda%25C3%25A7oes+1967.jpg)
O hangar de balão nas cheias de Novembro de 1967.
O Batalhão de Aerosteiros foi extinto na reorganização militar de 31 de Dezembro de 1937, tendo o Hangar de Balão cessado a sua função original. Desde essa data, foi este hangar utilizado, durante bastantes anos, como arrecadação de aviões e material diverso, incluindo documentação, a qual se terá perdido (destruída inadvertidamente confundida com lixo), durante os trabalhos de recuperação do hangar em 1993, aquando das comemorações dos 75º aniversário das OGMA.
Actualmente, o hangar de balão é um testemunho único do Património Industrial do país, e de Alverca em particular, sendo utilizado pela empresa como espaço de memórias, onde se encontram expostas fotografias e objetos intimamente relacionados com a história das OGMA, tendo sido realizadas exposições comemorativas por altura dos seus aniversários.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieVe9LvQMICregyFBeiLB5GrtwFViqv89-h3iOtvxoYFuKkrHi8i4_vtKAbvVwRbbR1cmkC_Fv33WQd4jtzMpm-Zt_2oq5QUDP4t2m3fHCng4elMXNXb3sCZLLq5NHSgEvwUKO-Q/s400/10_hangar+balao_OGMA90.jpg)
Hangar de balão e exposição do 90º aniversário das OGMA, realizada em Junho de 2008
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVFSRTaSjediMPkHv-TvpuJC3hC2v8xpBvfxuDfLfFqs9DjVa8xIMgOVsjJzFaHVwZXBobleUUY8lL1kpGoOsY7ejHkv9is0POGr3CickZmDUIFoojPYkzDthoTu0ZudGyMXA26A/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_IMG_0006.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnaCfVBhaRJaMJvgT649zMgWG1FUiOWsq20FLF0EgFmW45dD5NWuRG8_j1ZReoqwUeoTSxSTICKuIUktAAjxY0hQeVhrzmIPUw2dnqU_HqaL6dV3Um2zDc9T1tR0mKUkrM7vtbBw/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_IM000121.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9u5v2ywQ7OdqAPcaJTfj-QP-TwNvQdByJyeaxZnriEG9t21IC0lq7NT6H6PoICTAwmWiAxFR7Jj-NZnNopYA1FnUbhU11C_0Wy9e4Y-X6UqEDbLjpElTWpFR3B8GST2wun7lPMA/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_jesus_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhptRB_cHsK0Dq9LU90HRM8yQgeY-L_raLrxq963IhyYLYew_KBiOlt4OrjKuMvYfefdTXUAVOX7qKjg74vAa1H_6eOiPgziVgC7DXjJQFVq93Xa-4fGG5kXLhkOLprIHoj17RnRA/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_IMG_0012.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfh0rh5LBD93ruPK8YwPiy0SaNqUbeT_OjRvLi97Y_Dy-Ho0XS4O0faeHMqB5P5LYBRJ3nVroeGsRc1DPUwvsGPJVXt0hMwCeA_3FEzB7zY9TkZmZDExKTgjZ3eyNVSjEDZCVh4g/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_IMG_0013.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1Cyz-65-jA9bAk3TRR35fIfj8Q8U_-lchoOT3BLA8g3GGqLreWKSZxq0chWHQepnT63HgJpxlxiVZtwae9HJmdPM8HLP46vvgtS3gl5F96N72OgNYgyVtHqx-y6gDJfzwhiFkGw/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_IMG_0011.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxx3QLC4e7XLJmQgdvnSrO7VG1myATH6KCwvtFxK6ziwfkntBk6oLdgoY5FXdoAyTZvDY4i0hG6cuWQS_OCj-uLaZDc6SU5pwNnBlEy0CzDXBjMWmZlFo2WvJthEQTMiUkJuL87Q/s400/10_hangar+balao_DSC_0775.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjCCQt2HgQthsKDoe7d89ZSLRZTQVK_GTrWf6uYuGGbvv_T6sVeimDEhECnGCTQams76DPzdplIortv5Uk6ZcA9E6xnW-zkTDHCAlgcBosBngNmFVnyoFzFj2tCw3_eAwsc2MEww/s400/10_Hangar+de+bal%C3%A3o_IMG_0007.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrM_1D2Zdyn_wu5yi1oQ4hcrF5k6gvUBYvMkeIctvTyE1xR1tGzJXSkNbxkVUlu0YH6v7MrXxf-HYq5XesArsdFGGX5gN4dpwl7BBQJfU5TNzqAgmhpFxTq-xcBeN4Gp6kfYlQ0g/s400/10_hangar+balao_DSC_0780.jpg)
É importante assinalar que, grande parte do acervo da história das OGMA, (aviões e réplicas construídos, uns e outros, na empresa) e documentação diversa: manuais de aeronaves, publicações técnicas, documentação interna, revistas, fotografias, entre outros, passaram a incorporar o Museu do Ar, criado em 1969, em instalações cedidas pelas OGMA.(OGMA, Museu Industrial da OGMA, folheto).
Funcionando o Hangar de Balão como Museu Industrial OGMA, espaço importante para o conhecimento da História de Alverca e do seu Património Industrial, na sequência do trabalho realizado pela Comissão de Conservação do Património Histórico-cultural das OGMA em 1993, o facto é que o acesso ao museu não é fácil, sendo aberto ao público apenas em momentos especiais, nas comemorações dos aniversários das OGMA e a visitas institucionais de órgãos ligados ao governo e escolas secundárias e universitárias. (Fragmentos de Alverca: História e Património de Anabela Ferreira, 2009)
Etiquetas: Aerostação, Hangar de Balão, Parque Material Aeronautico
2 Comments:
Excelente artigo e registo da história. Muito obrigado.
O dever da memória.
Enviar um comentário
<< Home