domingo, outubro 14, 2018

Automobilismo na pista de Alverca - 1961

Com numeroso público, realizou-se no dia 4 de junho de 1961, o Circuito de Alverca, a 13ª prova automobilística organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, que se desenrolou nas pistas do Depósito de Material da Força Aérea, para disputa das taças «Jorge Morais» e «ACP», respectivamente por carros de turismo (3ª e 4ª classe) e grande turismo (1ª e 2ª classe).

Fernando Basílio dos Santos e o seu Porsche 356 Roadster, na pista de Alverca durante o Rallye do Sporting. Ao fundo alguns aviões Douglas DC6 e um F86 Sabre da FAP.
O percurso, com o perímetro de 3,972 metros, foi coberto 24 vezes, num total de 99,050 quilómetros, pelos concorrentes dos carros de turismo e 25 vezes pelos volantes dos carros de grande turismo. Na primeira corrida dos carros de turismo, tomaram parte 20, dos 23 automobilistas inscritos. Saiu vencedor o automobilista Eduardo Valadas, que tripulava um «Dauphine», seguido de Roberto Hipólito Lima, que conduziu um «D.K.W.». Em terceiro lugar classificou-se Manuel Bacelar, em «Union». A melhor volta foi conseguida por Roberto H. Lima, que na 13ª volta fez 103,510 km/hora. Registe-se um despiste do concorrente major Alves Pereira, do qual saiu com ferimentos nos braços. Na segunda corrida de automóveis de turismo, participaram 19 concorrentes, saindo vencedor Eduardo Valadas, que pilotava um «Jaguar», seguido de Daniel Magalhães, conduzindo um «Citroen», e de António Barros, também em «Jaguar». A média da melhor volta foi obtida pelo vencedor, que na 10ª volta fez 117,44 km/hora.

Na prova da taça «Jorge Novais» (turismo) a classificação oficial foi a seguinte:
1º - Eduardo Valadas
2ª Daniel Magalhães
3º António Barros
4º Adolfo Chaskelmann
5º Carlos Faustino
6º José Valentim Santos
7º António Peixinho
8º Manuel Fernandes
9º Joaquim Correia de Oliveira
10º Manuel Lopes Gião

Na mesma prova, Basílio dos Santos persegue o Triumph de Justino de Freitas

Na taça «ACP» (grande turismo), as classificações foram:
1º Horácio Macedo
2º Luis Fernandes
3º Rui Martins da Silva
4º José Alerpmal
5º João Dias Gomes
6º Agílio Correia Lobo
7º Quim Mendes Pereira
8º Luis Justino de Freitas
9º Luis Freitas Morna
10º F. Basílio dos Santos,
A equipa do Sporting, depois do circuito de Alverca, colocou-se com apreciável margem de pontos, á frente da classificação do Campeonato Nacional de Condutores.
Créditos: Henrique Sousa Lino, registo356.blogsot.com e Ediçoes Vintage 1961 (fotos) e Diário de Lisboa (texto)

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger JOÃO Ramos said...

Destes nomes só recordo o Peixinho e o Manuel Gião. O circuito de Alverca era uma réplica do circuito da Granja do Marquês. Com o início da guerra do ultramar tudo foi diferente em Alverca.

5:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home