quarta-feira, dezembro 14, 2016

Lança-foguetes fabricado nas OGMA

De entre as várias actividades das OGMA, para além construção e reparação de aeronaves, encontrei recentemente um artigo muito interessante, da autoria de Miguel Machado, na revista Operacional, sobre o envolvimento das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico em Luanda e Alverca, no fabrico dum lança-foguetes de 37 mm, usado no teatro da guerra colonial em África.
Transcrevo e resumo abaixo alguns trechos do referido artigo, o qual poderá ser lido na integra através do link ou (http://www.operacional.pt/lanca-foguetes-de-37mm-para-tropas-terrestres/)
--------------------------------------------------------------------------------
LANÇA-FOGUETES DE 37 MM PARA TROPAS TERRESTRES

Nascida no início da guerra em África por iniciativa de um jornalista estrangeiro, esta curiosa arma foi depois desenvolvida e mesmo sem grande valor operacional era apreciada pelas forças portuguesas. Leve e causando grande efeito psicológico no inimigo foi fabricada nas OGMA até 1975.
Foi no início de 1962, em Noqui (Norte de Angola) que no Batalhão de Caçadores 280 do Exército, os Comandos, que então utilizavam, montado num jeep, um tambor de foguetes de avião SNEB 37mm, aceitaram a sugestão do jornalista italiano Cesare Dante Vacchi, de utilizar um dos tubos para fazer uma arma anti-pessoal destinada a substituir a bazooka de fabrico americano. Esta pesada arma estava em uso no Exército mas era claramente desajustada para aquele tipo de guerra.
Assim foi construído o 1º “lança-foguetes”, muito rudimentar em que as pilhas que originavam o disparo eram coladas com fita na parte traseira da arma. As oficinas do Exército em Luanda começam a fabricar o “lança-foguetes” em pequeno número e casualmente alguns oficiais pára-quedistas veêm a arma. Acham-na interessante até porque usavam a bazooka e ainda o Lança-Granadas Foguete 8,89cm com os mesmos defeitos. Pertencendo à Força Aérea, os pára-quedistas de imediato propõem a este ramo que a fabrique nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico de Luanda e assim se iniciam os trabalhos, no qual também colaboraram técnicos dos Caminhos de Ferro.

Treino de tiro com o "lança-rockets" de 37 mm
Nasce assim o “Lança Foguetes de 37 mm para Tropas Terrestres”, cópia do criado por Vacchi, mas com algumas inovações para o tornar mais funcional e fiável. Mais tarde o já popular “lança-rockets” como era conhecido, passou a ser fabricado pelas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico em Alverca, Portugal, e fornecido aos outros ramos das Forças Armadas. O fabrico terá terminado em 1975, data na qual se conseguiram obter os últimos registos escritos da sua distribuição.
Foi uma arma muito utilizada em combate, era bastante popular entre os militares, mas tinha no entanto, segundo vários depoimentos de quem a usou em África, efeito sobretudo psicológico sobre o inimigo. O disparo era relativamente silencioso mas o rebentamento da cabeça explosiva do foguete era assustador, muito ruidoso, o que causava pânico no local da explosão. Havia também alguns problemas eléctricos recorrentes e nem sempre era fácil obter munições (os foguetes 37mm) em quantidade suficiente para as necessidades operacionais. Há mesmo relatos de explosões de carga propulsora do foguete no interior da arma no momento do disparo.
Principais características
Peso: 3Kg
Comprimento 1,8m
Calibre 37mm
Alcance máximo 2300m
Alcance útil 400m
Alcance prático 100m

Mais uma vez na Guiné nota-se o "porta-munições" nas costas do militar que tem o lança-foguetes.
O aparelho de pontaria era um simples tubo com um orifício de 1 cm sem qualquer tipo de lente. Os foguetes de 37 mm não eram de grande qualidade e até constava que a Força Aérea os adquiriu em França por canais pouco claros – fruto do embargo internacional de que Portugal era alvo – e já com o prazo de validade ultrapassado. Talvez por isso há alguns relatos, mesmo que não muito frequentes, de funcionamento deficiente da arma.

O "manual de instruções" que acompanhava a arma à saída das OGMA.

Uma das últimas "fichas de inspecção" dos Lança-Foguetes para Tropas Terrestres produzidos nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico de Alverca.
--------------------------------------------------------------------------------