terça-feira, março 17, 2015

Recordando o brigadeiro Alberto Fernandes

O Major-General engenheiro aeronáutico Alberto Fernandes nasceu em Lisboa em 1921.
Iniciou a sua carreira militar como voluntário no corpo da armada em 1941, que o enviou para a Inglaterra para tirar o curso de engenharia.
Ingressou no quadro da Força Aérea em 1953, tendo frequentado nos Estados Unidos, o curso «Aircraft Maintenance Officer».
Prestou serviço da sua especialidade na Base Aérea nº 6 e na Direcção do Serviço de Material.

1967 Fev - Pessoal da FAP nas OGMA recebe insígnias da Luftwaffe

Promoção a brigadeiro em Julho de 1969
Transitou para as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico em 1957, onde exerceu as funções de engenheiro-chefe dos Serviços Industriais, de Subdirector e Director (1967-1974), tendo sido promovido ao posto de Brigadeiro em Julho de 1969.

1968 Jul - Voo de ensaio do 1º Fiat G-91 revisto nas OGMA

1968 Out - 50º aniv OGMA. Presidente da República junto de quadro do operário de 3ª cat. Braz da Silva Marques

1970 Jul - Visita do Chefe do Governo Marcelo Caetano às OGMA, no dia da FAP

1971 Dez - Cenáculo dos Carcaças realizado nas OGMA

1973 Nov 16 - Visita do Chefe Estado às OGMA e Museu do Ar
Em 1974, foi substituído no cargo de Director das OGMA pelo Coronel Engº Rui Espadinha.
Da sua folha de serviço constam numerosos e destacados louvores, possuindo as seguintes condecorações: medalha de prata de serviços distintos, medalha de mérito militar de 2ª classe, grau de comendador da Ordem Militar de Aviz e comenda da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha.

Numa das festas "Campera"com Diamantino Ferreira, grande aficionado da festa brava.

O Director das OGMA brigadeiro Alberto Fernandes em alocução a pessoal do hangar 4 tendo de perto o coronel Rui da Conceição Espadinha
Segundo relato de um antigo funcionário, «como Director das OGMA, o brigadeiro (como gostava de ser reconhecido) Alberto Fernandes, teve também um papel determinante na realização de eventos de convívio para clientes, e para empregados das OGMA e suas famílias, as chamadas festas “Campera”, em herdades da lezíria do Ribatejo, onde se brincava com novilhos, tendo a refeição ao ar livre sido previamente preparada por pessoal das copas da messe de oficiais e refeitório de pessoal das OGMA.»

Maj. Gen. Alberto Fernandes, sócio nº 45 da AFAP
Sendo um dos mais antigos sócios da AFAP – nº 45 – costumava comparecer nas tertúlias realizadas na Associação da Força Aérea Portuguesa, na avenida Gago Coutinho, em Lisboa, participando com os seus relatos de memórias vividas, sempre ouvidas com grande atenção, pois era também um grande contador de histórias.



Encontro ex-Profissionais OGMA de Julho 2011, em Loures, aquando do seu 90º aniversário, com um bolo decorado com o emblema das OGMA.

O antigo brazão militar das OGMA oferecido ao brigadeiro Alberto Fernandes.

O aniversariante brigadeiro Alberto Fernandes fazendo a sua habitual preleção a encerrar o encontro
Serão sempre recordadas com saudade, as suas intervenções bem humoradas no encerramento dos encontros trimestrais do grupo de ex-Profissionais das OGMA, nomeadamente na festa do seu 90º aniversário em Julho de 2011.
Faleceu a 18 de Fevereiro de 2015, com 93 anos.
Que descanse em paz.
JFS

Como contributo biográfico, reproduzo abaixo um texto de mensagem de um seu amigo e companheiro na FAP, a propósito do seu falecimento.

«Caros, faleceu hoje o meu Amigo Major-General Alberto Fernandes, que foi o último Director das OGMA antes do 25 de Abril de 1974. Tendo feito grande parte da sua carreira nessa instituição, quem conhece a dinâmica típica de uma Unidade Militar sabe da importância que, para o seu desenvolvimento e modus operandi, têm as figuras do Cmdt e do 2º Cmdt.
O MGen Alberto Fernandes entrou para as OGMA nos anos 50, pouco depois da formação da FAP e lá ficou pelos 20 anos seguintes, primeiro como Subdirector do Ten-Cor (mais tarde Brigadeiro) Fernando Alberto de Oliveira e, posteriormente, como Director.
Nesse período, o Major (posto que tinha na altura) Alberto Fernandes ajudou a transformar uma instituição +/- vetusta na estrutura, que permitiu à FAP combater, em três frentes de combate durante 13 anos.
Curiosamente, o MGen Alberto Fernandes começou a sua carreira na Armada - foi 'Marujo' antes de ser 'Araújo'. E foi a Marinha de Guerra que o enviou para o Reino Unido (UK) para tirar o curso de Engenharia. A sua primeira base foi o Montijo, quando este era o principal, e mais recente CAN (Centro de Aviação Naval) da Armada.

Muitas histórias poderiam ser contadas sobre o modo como o MGen Alberto Fernandes desenvolveu as OGMA. Deixo apenas uma - a ele se deveu a conquista do contrato de manutenção dos aviões da 6ª Esquadra da US NAVY. E, para além das condições atractivas (quer em preço, quer em qualidade do trabalho efectuado) que foram oferecidas à US NAVY, houve um factor que, não sendo económico-político, ajudou a conquistar o contrato. Tendo tido conhecimento, através de um seu contacto, que no início da sua carreira, o Cmdt da 6ª Esquadra tinha escalado Lisboa numa das suas viagens, o MGen Alberto Fernandes organizou um almoço em honra do Almirante americano... ou mais exactamente, organizou uma SARDINHADA, e não um almoço de cerimónia, como seria de esperar! O que é certo, e a História não nega, é que em 1970, os aviões da 6ª Esquadra passaram a fazer as suas revisões nas OGMA.»
AC