OGMA - Avião Cessna T-37C
Capa da revista Mais Alto nº 045 de Janeiro 1963
Abaixo mostram-se algumas fotos referentes às fases da desembalagem e montagem, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, do primeiro lote de 12 aviões T-37C Tweety Bird, recebidos em Dezembro de 1962. Estes aviões vieram em caixotes dos EUA, por via marítima, tendo sido descarregados no cais privativo das OGMA, em Alverca do Ribatejo e transportados para o hangar de montagem. A cerimónia da entrega destes 12 aviões, teve lugar nas OGMA, nos primeiros dias de Fevereiro de 1963.
Produzido pela "Cessna Aircraft Company", o T-37C estava equipado com dois turboreactores "Continental" de 1025 libras de impulsão cada, freios aerodinâmicos, avisadores de perda, atenuadores de impulsão, cobertura da cabine e cadeiras de piloto ejectáveis, equipamento de oxigénio, sistemas de ar condicionado, de degelo e orientador da roda de nariz. Destes equipamentos, há a salientar os avisadores de perda e os atenuadores de impulsão, especialmente instalados neste avião, dado que eles se destinam à instrução de alunos pilotos, com reduzida experiência de voo (previsto, cerca de 20 horas nos aviões Chipmunk).
As dimensões do avião T-37C são as seguintes: Envergadura: 33.80 pés; Comprimento: 29.30 pés; Altura: 9.20 pés; Espalho: 14.00 pés. O peso é de 6600 libras, incluindo 2008.5 libras de combustível, distribuídos por um depósito na fuselagem e dois nas asas, estando prevista a instalação futura de dois depósitos externos fixos nas pontas das asas, de 50 galões cada. A pista necessária para descolagens é de 1600 pés e para a aterragens de 1500 pés.
O tecto de serviço do T-37C é de 35.000 pés e a melhor altitude cruzeiro de 25.000 pés, a qual atinge distâncias de 600 milhas náuticas. (Crédito: Revista Mais Alto).
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