quinta-feira, abril 18, 2013

OGMA - Avião Cessna T-37C


Capa da revista Mais Alto nº 045 de Janeiro 1963
Abaixo mostram-se algumas fotos referentes às fases da desembalagem e montagem, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, do primeiro lote de 12 aviões T-37C Tweety Bird, recebidos em Dezembro de 1962. Estes aviões vieram em caixotes dos EUA, por via marítima, tendo sido descarregados no cais privativo das OGMA, em Alverca do Ribatejo e transportados para o hangar de montagem. A cerimónia da entrega destes 12 aviões, teve lugar nas OGMA, nos primeiros dias de Fevereiro de 1963.



 





Os aviões T-37C, último modelo deste tipo de avião, utilizados nos Estados Unidos da América desde 1961, foram adquiridos para instrução básica dos pilotos da Força Aérea, em substituição gradual dos aviões T-6G, tendo sido recebidos um total de 30 aviões até Janeiro de 1964. O Cessna T-37C foi retirado de serviço em 8 de Agosto de 1992, tendo formado centenas de pilotos da FAP, para além do seu papel importante na patrulha acrobática "Asas de Portugal", criada em Dezembro de 1977.
Produzido pela "Cessna Aircraft Company", o T-37C estava equipado com dois turboreactores "Continental" de 1025 libras de impulsão cada, freios aerodinâmicos, avisadores de perda, atenuadores de impulsão, cobertura da cabine e cadeiras de piloto ejectáveis, equipamento de oxigénio, sistemas de ar condicionado, de degelo e orientador da roda de nariz. Destes equipamentos, há a salientar os avisadores de perda e os atenuadores de impulsão, especialmente instalados neste avião, dado que eles se destinam à instrução de alunos pilotos, com reduzida experiência de voo (previsto, cerca de 20 horas nos aviões Chipmunk).
As dimensões do avião T-37C são as seguintes: Envergadura: 33.80 pés; Comprimento: 29.30 pés; Altura: 9.20 pés; Espalho: 14.00 pés. O peso é de 6600 libras, incluindo 2008.5 libras de combustível, distribuídos por um depósito na fuselagem e dois nas asas, estando prevista a instalação futura de dois depósitos externos fixos nas pontas das asas, de 50 galões cada. A pista necessária para descolagens é de 1600 pés e para a aterragens de 1500 pés.
O tecto de serviço do T-37C é de 35.000 pés e a melhor altitude cruzeiro de 25.000 pés, a qual atinge distâncias de 600 milhas náuticas. (Crédito: Revista Mais Alto).

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