segunda-feira, janeiro 28, 2013

Livros sobre Aviação

Da autoria do jornalista Carlos Guerreiro, “Aterrem em Portugal” é um livro com cerca de 300 páginas e com mais de 150 fotos e documentos, que relata a passagem por Portugal de muitos pilotos beligerantes que durante a Segunda Guerra Mundial sofreram várias avarias ou danos em combate, chegando mesmo alguns deles a por perecer em resultado de aterragens acidentadas ou combates que se desenrolaram no nosso espaço aéreo. O autor conseguiu mais de uma dezena de entrevistas a pilotos aliados, bem como a vários portugueses, testemunhas ou participantes nos incidentes.
O autor criou também um blogue com o mesmo nome, que se tem dedicado ao estudo de vários temas relacionados com a Segunda Guerra Mundial, o que permitiu – nos últimos quatro anos - o surgimento de novas histórias, muito mais fotografias e factos do aqueles revelados nas 300 páginas do seu livro.
Ver mais em http://www.landinportugal.org/main+p.htm


No dia 22 de fevereiro de 1943, o Boeing 314 Yankee Clipper, operado pela Pan American Airways, despenhou-se no rio Tejo no termo de uma longa viagem que ligava Nova Iorque a Lisboa, via Horta. Vinte e quatro dos trinta e nove ocupantes do aparelho perderam a vida. A cantora Jane Froman, uma celebridade da época, conseguiu sobreviver ao acidente apesar de ter ficado gravemente ferida. A sua história viria a dar origem ao filme With a song in My Heart, produzido em 1952 pela 20th Century Fox. Inspirado neste episódio histórico, ocorrido há 70 anos, José Correia Guedes – antigo piloto da TAP - criou uma obra de ficção "Na Rota do Yankee Clipper", que dá a conhecer a “utilização” destes aparelhos que durante a Segunda Guerra Mundial ocuparam um lugar distinto da aviação.  Ler mais sobre este tema aqui e aqui.

Da autoria do Engenheiro Aeronautico Jorge Lima Basto, o livro "Os 100 anos da Aviação", foi publicado em 2003, pela editora Magno. «Este livro, por descrever os principais feitos aeronáuticos até aos nossos dias, pode ser considerado um referencial, com a vantagem de evidenciar o panorama nacional destes 100 anos, o que se nos afigura inédito. Com este livro, a escassa literatura aeronáutica nacional, decerto ficará mais rica.» In Prefácio por  Dário Artilheiro. 

Etiquetas: