sexta-feira, abril 30, 2010

Portão das Águias - III



De fonte fidedigna, chegou-me um testemunho pessoal sobre a questão do "Portão das Águias", que não condiz com a informação dada pelo Gabinete de Relações Públicas da OGMA ao "Vida Ribatejana", do qual me permito citar alguns trechos:

1) Foi a OGMA que em 2008, no ano em que celebrou o seu 90º aniversário e renovou a sua imagem, iniciou o estudo da "questão do portão", tendo sido inicialmente levantada a hipótese de se retirar o portão na sua totalidade e ser colocado noutro local, tal como um "monumento", porque a administração achava que o portão não se adequava à nova imagem, além de dar um imagem "pouco moderna aos seus clientes".

2) Posteriormente, talvez por questões técnicas, começou a ser levantada a ideia de se retirar as águias, porque "era feio" e dava uma imagem muito militar (como se a área de aviação militar, não fosse desde de sempre o seu principal negócio)"

3) Foi portanto a OGMA que mostrou interesse em primeiro lugar em tirar as águias e dá-las à FAP e não o contrário, tendo a pessoa em causa ficado com a ideia de que "a retirada das águias era o primeiro passo para a destruição do portão da OGMA. Primeiro as águias, depois os pilares e depois o portão".

4) Na opinião desta fonte, que partilhamos, "é lamentável e não faz sentido o que fizeram. Destruíram património sem nenhuma razão clara e objectiva. Enquanto em todo o lado, se procura preservar o legado, a história, aqui destrói-se. E porquê? Porque dava uma imagem muito militar e antiquada!!!!"

Independentemente da discrepância entre as versões - na primeira teria sido a FAP a solicitar e nesta foi a OGMA que mostrou o seu interesse em retirar as águias - é um facto incontornável que o "Portão das Águias", construído em 1918. é um simbolo histórico único da Aviação Militar Portuguesa, que deveria ser preservado como património nacional, seja pela Força Aérea, seja pela cidade de Alverca do Ribatejo, cuja história está intimamente ligada às OGMA desde o seu início.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que todos quantos visitam este blog ajudem a percervar aquele que é o património histórico das OGMA ,Assinem a PETIÇÃO, o meu muito obrigado.

Anónimo por causa das represálias, com 39 anos de serviço mas ainda no activo.

12:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home