domingo, janeiro 17, 2021

Aviões Fiat G-91 nas OGMA (1966)


Foto aquando do voo de ensaio de entrega do 1º Fiat G-91 5431 da FAP, nas OGMA em Alverca. Da esqª para dtª 1-Elemento de pista,2-Zé Cunha,3-Nicolau,4-Coelho,5-Director Alberto Fernandes,6-Secretario de Aeronáutica brigadeiro Fernando de Oliveira,7-Luis Grácio,8-Piloto Egídio Lopes,9-Aureliano Carvalho,10-Carreira CQ chefe de equipa,11-Engº Chaveiro,12 Pedro electricista,13-Mário Simões CQ, 14 Tractorista,15 Mecânico
Em Novembro de 1965, oito pilotos da Esquadra 51 da BA5 de Monte Real, equipada com F86F, deslocaram-se a Leipheim para a realização de cursos de adaptação ao G91 R/4 na LeKG44. Vindos da Waffenschule 50 em Fürstenfeldbruck, os primeiros Fiat G-91 chegaram às OGMA, em 4 de Dezembro de 1965, para ali serem revistos, integrados ao serviço da FAP e, com as insígnias de Portugal e a atribuição dos números de série (5401-5440), preparados para seguirem para Monte Real.
O Major Gomes do Amaral comandava o grupo dos pilotos que efectuaram o transporte e foi responsável pelas primeiras experiências e voos de demonstração, incluindo um especialmente efectuado para o presidente da Republica. Mais tarde em 1967, ele comandou um voo de 8 Ginas, que se deslocaram desde Alverca a Turim (via Valencia em Espanha), para ali efectuarem o primeiro IRAN (Inspecionar e Reparar conforme necessário) na Fiat, a que assistiram técnicos das OGMA. Com inicio em Julho de 1968, as OG;MA efectuaram 50 IRAN de G-91 R/4 até 1974, ano em que terminaram as operações em África. (Crédito: Revista Mais Alto).

Etiquetas: