sexta-feira, junho 21, 2019

Inauguração do Monumento alusivo ao Centenário da Aeronáutica na Cidade de Alverca do Ribatejo

No próximo dia 23 de junho (domingo), realiza-se a inauguração do Monumento alusivo ao Centenário da Aeronáutica em Alverca do Ribatejo, instalado na Rotunda da EN116 (acesso A1 e à CREL). A cerimónia inaugural inicia-se na Praça Eng.º Vaz Guedes, na Urbanização Malva Rosa, pelas 11h00, prosseguido para o local onde se encontra o Monumento, numa iniciativa organizada conjuntamente entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Força Aérea Portuguesa. O Monumento constitui-se como um novo cartão de visita para a Cidade e consagra a importância da Aeronáutica para o desenvolvimento socioeconómico de Alverca do Ribatejo e do Concelho de Vila Franca de Xira. 
Constituído por um avião Northrop T38, a instalação do Monumento que celebra os últimos 100 anos de atividade aeronáutica em Alverca resulta da ação conjunta da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Força Aérea Portuguesa – através da sua Comissão Histórico-Cultural e do Depósito Geral de Material da Força Aérea – e da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho, contando ainda com a parceria da OGMA, S.A. Não sendo o espaço da sua implantação da responsabilidade da Autarquia, a requalificação daquele local implicou também a colaboração da Infraestruturas de Portugal e da Brisa e traduziu-se num investimento municipal de cerca de 160 mil euros. 
O T38 cedido pela Força Aérea Portuguesa passa agora a saudar todos os que chegam ou saem de Alverca. Implantado como um novo marco referencial para a Aviação Militar portuguesa, este objeto simbólico estabelece a ligação entre o presente e o passado centenário, evocando Alverca do Ribatejo como cidade transformada por uma visão para a aeronáutica, permitindo-lhe contribuir para a divulgação da Nação portuguesa no mundo. (Do site da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)