quinta-feira, maio 06, 2010

Portão das Águias - IV

Petição pela preservação do “Portão das Águias”

Desde a sua inauguração em Outubro de 1919, o portão de entrada das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, sempre foi um símbolo para todas as gerações que diariamente e ao longo de mais de 90 anos, passaram por ele. Constituído por dois pilares ornamentados com a Cruz de Cristo, adoptada como insígnia pela aviação militar portuguesa na pintura dos aviões, encimados por duas grandes águias metálicas, símbolo da aviação militar, tornou-se um marco do património da empresa, tendo ficado popularmente conhecido como “Portão das Águias”.

Ao longo de várias décadas, todos os que fizeram das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, e da OGMA – Industria Aeronáutica de Portugal S.A. como se designa desde 1994, a empresa que é hoje, reviram-se com orgulho nos lemas “Saber é Poder” e “Voar Mais Alto”, mas principalmente no “Portão das Águias” que se destaca pelo seu simbolismo.

A importância que a OGMA teve, quer na história da Aviação Militar Portuguesa quer no desenvolvimento da região, nomeadamente da cidade de Alverca do Ribatejo, é unanimemente reconhecida pela Força Aérea Portuguesa e pelos responsáveis autárquicos, sendo o seu passado tão rico frequentemente lembrado por todos, inclusive pela actual OGMA, cujo Presidente referiu na sua mensagem sobre os 90 anos da OGMA, em Junho 2008: “É com orgulho de um passado tão rico e com a confiança de um futuro cada vez melhor, que desejo os mais sinceros parabéns a toda esta grande família, que é a OGMA” e “Vamos trabalhar com empenho para honrar a nossa história …”

Inesperadamente, no passado dia 17 de Abril 2010 e sem qualquer explicação prévia aos trabalhadores por parte da administração, foi constatada a remoção das águias do referido portão de entrada. Este acto, em total contradição com o que foi expresso em 2008, levou a que actuais e ex-funcionários da OGMA, se sentissem indignados e revoltados com a delapidação do que consideram “património histórico da OGMA, da Força Aérea e da cidade de Alverca do Ribatejo”.

Todos temem que a retirada das águias seja o primeiro passo para a destruição do portão da OGMA, o seu “Portão das Águias”.

Face ao ocorrido, e em defesa do património histórico e da memória colectiva, os signatários apelam às entidades abaixo indicadas que exerçam todas as diligências no sentido de garantir a preservação do património histórico da OGMA, nomeadamente do seu “Portão das Águias” tal como foi construído, encimado pelas belas e históricas águias, que lhe deram o nome.

Destinatários:

- Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA)
- Presidente da OGMA – Industria Aeronáutica de Portugal S.A
- Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
- Presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo
- Presidente da Empordef

Assina a Petição pela preservação do “Portão das Águias” no site Petição Pública.

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Cidade de Alverca said...

Obrigado José pela informação, também já se encontra online no Cidade de Alverca

6:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home