sexta-feira, abril 23, 2010

Portão das Águias


De acordo com informação obtida informalmente junto de um elemento da FAP (que carece confirmação oficial), "desde há muito tempo que a Força Aérea tinha vindo a solicitar as águias às OGMA, dado que elas são um simbolo da Aeronáutica Militar, de que a FAP é herdeira.
A OGMA SA cujas instalações são propriedade da OGMA Imobiliária (100% EMPORDEF), resolveu por mútuo acordo e no sentido de manter e incrementar uma relação estreita com a FAP, dar provimento aos desejos manifestados pela FAP. As águias irão assim para a FAP, onde integrarão o seu património e provávelmente, pelo menos uma delas, ficará à entrada do DGMFA em posição de destaque.
É também seu entendimento que desde 1994 as OGMA deixaram de ser uma unidade militar, sendo hoje uma indústria aeronáutica com uma marca de identificação própria, que não passa deste modo pela presença das águias, simbolo da Aeronáutica Militar".

Não obstante a explicação informal deste elemento da FAP (resta saber se a posição é oficial e da hierarquia de topo), é com grande tristeza que constatamos a retirada das águias da entrada da OGMA, que foi executada sem uma simples explicação prévia aos funcionários que por lá passam diáriamente, decapitando o que era um simbolo da Aeronautica Militar, que devia merecer ser conservado como monumento histórico pela FAP e pela cidade de Alverca do Ribatejo.

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É triste! É triste ver a OGMA perder um símbolo emblemático e mais triste ainda a FAP, que não tem mais nada que fazer, pedir as águias à OGMA. Mas acho que isso tem mãozinha da (Des)Embraer. Já agora, informo que o símbolo "Saber é Poder" do edifício 8 também foi raptado.

No fundo, de propósito ou não, é mais um sinal de mudança... para pior!

1:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

È triste muito triste que tal tenha acontecido, não culpem a FAP tudo isto foi obra de alguém chamado "Bonine" que não olha a meios para cortar radícalmente com o passado histórico desta casa com o qual eu e todos aqueles da minha geração que lá trabalharam muito se orgulham.
A destruição tem vindo a acontecer de forma progresiva e com contornos de má fé. Mais coisas devem estar para acontecer, as cruzes de Cristo ainda lá estão ,por quanto tempo não sei?

10:22 da tarde  
Anonymous aviador said...

So os muito antigos como eu,
entrei nas "OFICINAS" em 1956,
um miudo com 16 anos e sai de la um Homem 1965, se lembram dum Director
FERNANDO ALBERTO de OLIVEIRA
Garanto-vos que ele se ca voltasse e soubesse disto dava um pontape no CU destes brazucas

12:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home