quarta-feira, abril 21, 2010

Portão das OGMA sem águias

É com perplexidade e bastante tristeza que tomei conhecimento da retirada das águias da entrada principal das OGMA, no passado sábado dia 17 de Abril de 2010. Uma empresa que se diz orgulhosa de um passado tão rico e fala em nome da "familia OGMA", seria de esperar que procurasse honrar o seu passado, conservando um dos seus simbolos de referência, que tanto marcou as gerações que lá trabalharam.
Capa da Revista Mais Alto de Abril 1963, mostrando o "Portão das Águias", na hora de saída para o almoço.
Uma das muitas fotos da entrada das OGMA durante o 90º aniversário das OGMA em 2008.

O modelo da águia que serviu para a sua fabricação nas OGMA, no Museu Industrial das OGMA, no hangar de balão.

Fotografia da entrada das OGMA. datada de 1926, publicada no livro do 50º aniversário das OGMA em 1968.

Fotografia da entrada das OGMA. publicada em 1928, no Magazine Bertrand.

Etiquetas:

14 Comments:

Anonymous José Matos said...

Amigos ex OGMA. As Águias que sempre existiram no nosso portão de entrada, foram retiradas por ordem da Direção, no passado sábado dia 17. Eles não querem referências do passado. Para os ainda trabalham lá como eu ao fim de quase quatro décadas, sentimos uma grande tristeza e revolta. Enfim com estes "Brasileiros" muita coisa desagradável poderá estar para chegar.

7:15 da tarde  
Blogger José Ribeiro said...

Acabei de ter conhecimento, da retirada das Águias da entrada principal das OGMA. É com bastante tristeza, que um ex-funcionário daquela instituição (2827 Controle de Produção da Electricidade - Ano 1966/72), vê serem retirados os símbolos de várias gerações, por indivíduos que nunca deram nada a este país. A culpa não é deles (brasileiros), mas sim de quem nos governa, pois se puderem, até os Jerónimos eles vendem aos estrangeiros. Por estas e por outras, é que cheguei à conclusão, que batemos no fundo. Vivam as OGMA.

8:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Companheiro José Santos, boa noite.
Decerto não vai ser possível encetar-se uma posição de força contra esta atitude, pois como é sabido, a fibra das pessoas dos tempos idos , jamais lutarão pelo valor histórico e o simbolismo que em tantos milhares de homens e mulheres, que por aquele portão passaram e que de muitas maneiras honraram este país, nas suas mais diversas vertentes, sempre com elevada competência profissional.
Deixo aqui uma sugestão, que acho ser possível de concretizar, ou seja ,que as "Águias" fizessem parte do Museu do Ar , devidamente enquadradas e focando o simbolismo que as mesmas tiveram para todos nós. Decerto não seria difícil que tal viesse a acontecer, pois existirão pessoas influentes que podem tornar possível que seja perpectuado no tempo este símbolo que tanto marcou as nossas vidas.
Um abraço de amizade, e que assim seja .
José António Duarte Borges
Ex- E A ( Instrumentos )

9:38 da tarde  
Blogger 1Berto said...

Eu também lamento ter de aceitar a perda de mais uma referência, são tantas que se vão, que me espanta, como os verdadeiros culpados, os portugueses,claro! continuam a apostar sempre nos mesmos cavalos, levando coice atrás de coice, mas satisfeitos, penso eu de que. Não culpemos os brasileiros, não vamos seguir a onda da mulher portuguesa, que culpa as brasileiras, de todos os males,não o problema continua a ser do português. Para terminar deixo-vos esta relexão:
“Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar.” Caio Júlio César, político e general romano (100 a.C.-44 a.C.)
Sinto ganas de ir até aos portões das OGMAs (não da OGMA) prostar-me lá com uma águia de papel na mão, e TU?

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Amigos Ex Ogma.
Tantas e tantas vezes,que muitos olhos se levantaram,e para as Águias olharam,com orgulho por pertencerem a uma Família chamada Ogma.
Durante os 10 anos que lá trabalhei(António Feio - EA e Lab.Calib. Electrónica)não me lembro de ter entrado sem antes olhar para tão magestosas figuras.Aquelas Águia faziam parte de nós e foi com alguma tristeza que li esta noticia.
Concordo com a sugestão do José Borges, se alguem tem ou conhece alguem com influências suficientes, concerteza que é uma Grande Ideia, uma verdadeira ideia á Ogma.
Um grande abraço para todos.

10:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"O Portão das Águias" e as ditas: Belas. Imponentes. O "Voar Mais Alto". Símbolos e Referências que desaparecem, dando a vez à "falta de memória". Porém, as OGMA estarão sempre no pensamento de todos(as) que lhe estão gratos por lhes ensinarem a ser Mulheres e Homens dignos deste irreconhecível Portugal.
Carlos Neto - Radio Radar (1963-1972)

11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Santos, vai tudo bem?
Serve o presente para te dar um grande abraço, assim como a todos os ex-OGMA e seguidamente mostrar a minha indignação para com a atitude da nova direcção das OFICINAS. Se foi para ferir bem fundo os sentimentos daqueles que aprenderam a serem homens nesta
casa, já o conseguiram. Com «PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS». Com uma festa, almoço incluido extensivo a antigos ex-OGMA,deram o golpe de misericórdia. Jamais as oficinas vão ser as mesmas.
Aliás eles,brasileiros quizeram mesmo vir para cá, rompendo com todo o passado, conseguiram.
Dou a minha opinião, já que o museu do ar foi para Sintra, porquê não levarem também os
NOSSOS PORTÕES,mas intactos, isto é:-Os dois pilares, os portões e as águias, que achas? Ou será que destruiram tudo, não me ademiro nada.
Neste momento se se comemorasse o 100º aniversário não sei se iria, sinto-me de luto.
Vladimiro Zolá

10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigos e companheiros ex OGMAs e não só.
Está a ser com dificuldade que estou a digerir a noticia, que acabo de receber, relativo ás nossas AGUIAS.
Primeiro retiraram as letras e as asas que estavam no edificio do camando, por acaso alguem tem ideia onde se encontram? Será que estão nas OGMAs? Ou foram passear para algum lado!
Depois também desapareceu o nosso guião com a divisa "SABER É PODER" e finalmente até as ÀGUIAS incomodavam os senhores. Já agora tambem podiam mudar o nome, mas claro que isso não convem, pois o nome "OGMA" ainda hoje tem muita força nos meios aeronauticos a nivel mundial graças a quem?
Proponho que alem da proposta do Borges, que se alerte de Imediato, tanto a junta de freguesia de Alverca do Ribatejo, bem como a Camara de Vila Franca, Nucleo museulógico, antes que as nossas Àguias voêm para longe.
Já agora, que tal, os pilares com as Àguias na rotunda junto ao jumbo?

Um abraço a todos os Ex-OGMAs

Manuel Carneiro Nº2627 , C Ap S/v de Nov. de 1967, DO-27, EA, EI.

1:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Santos, boa tarde.
Em meu entender , decerto teremos de enfrentar esta situação de peito
feito, pois não devemos hipotecar a nossa vivência na no passado
promissor que nos proporcionou o êxito na nossa vida futura, bem como
o alicerce para a empresa ser atraente para , volvidos anos ser
atraente para o investimento estrangeiro, porém não devemos nem
podemos deixar que tudo seja apagado e consequentemente desestimado ao
ponto de ser anulado todo um percurso de décadas , que fez apetecível
o interesse do mundo,, que em aproveitar as cinergias acomuladas
através de décadas do brio profissional dos intervenientes de todo o
processo laboral, daí que exorto a uma refexão e consequente actuação
em defesa do nosso património laboral e de cidanania.
Bem hajam todos os que contribuiram para que a nossa auto-estima nos
dê força para encetar-mos esta luta.
Um abraço de amizade.
José Borges

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Santos tambem estou muito triste pelas notícias dadas pelo Francisco João, a retirada das Águias do Portão Principal não lembra a ninguem, mas muito sinceramente o que mais me ENTRISTECE é a retirada da Máxima SABER É PODER foi das primeiras coisas que me ensinaram naquela casa quando para lá entrei em 1962. Um abraço João Pedro Ribeiro

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E´lamentável, saí das OGMA há 36 anos, ainda hoje comento as vivências desses tempos e refiro o portão das águias. Enfim, são os tempos.
João Lacão (ex-F104-G ; Allouette III e Pumas)

5:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Qualquer dia temos um Lula da Silva a governar o pais

Neste pais das maravilhas aos nossos governantes só lhes interessa dinheiro e posição o pais que se lixe, já nada me admira.

Sugestiono que o busto da Républica seja substiuida por um papagaio.

Um Abração
JC

5:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Santos
Sentime indignadíssimo quando vi o teu "BLOG " E ESTOU ABSOLUTAMENTE DISPONÍVEL
para entrar em qualquer açcão que queiras empreender.
Cumprimentos à tua esposa e obrigado pelo excelente "blog" que tens.
L. Gameiro

5:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para tada a familia OGMAs que como eu estão indignados com tamanha atrocidade ,imagine o que é apôs quatro decadas aqui nesta casa e agora ter de engolir coisas destas. Os brasileiros querem cortar radicalmente com o passado e nem sequer podem ouvir falar do quanto estamos gratos a está casa foi aqui que nos tornamos aquilo que somos hoje , está cada vez mais dificil. Depois de removerem as letras do edíficio (OFICINAS GERAIS DE MATÈRIAL AERONAÙTICO) foi o simbolo "SABER É PODER" ,agora as ÁGUIAS, está semana foi a arvore onde como vocês bem se lembram faziam o presépio todos os anos ,que mais irá acontecer ? Saudações a toda a familia OGMAs

10:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home