sexta-feira, março 09, 2007

Fotos do baú - OGMA 1966


F104G Starfighter da Luftwaffe a aterrar na pista das OGMA com o auxílio do páraquedas de aterragem. Na altura eu pertencia à equipa de radio navegação, onde imperava a famosa plataforma de inércia Litton LN-3, um sistema inovador em aviões de caça, que dava uma informação contínua da direcção e distância para um dado alvo seleccionado.
Este avião de origem americana (Lockeed) na sua maioria, deu bastantes problemas na Luftwaffe tendo-se despenhado cerca de 270 aviões de um total de cerca de 720 aviões, com a morte de 110 pilotos. Desde 1972 a 1987 a Luftwaffe foi retirando progressivamente estes aviões de serviço, tendo sido substituídos por McDonnell RF-4E Phantoms, conforme se pode ler na história destes aviões, aqui.




Um bom teste à memória será seguramente identificar os quarenta e dois intervenientes nesta foto, que faziam parte da equipa de manutenção do caça alemão F-104G. O nº 27, embora escondido, é facil. Avanço com os nomes que me lembro: 6 - Freitas; 8 - Sestelo; 9 - Faria; 11 - Sepúlveda; 12 - Lopes; 15 - Nogueira; 16 - Oliveira; 21 - Arlindo; 22 - Raposo; 22a - Marmelo; 24 - Félix; 26 - Carvalho; 27 - Santos; 37 - Antunes; 41 - Almeida; 42 - Pais.

Uma aula do curso do F-1o4G no hangar 10. Na fila de trás da esquerda para a direita: Rovisco, Sepúlveda Freitas, Félix e ____. Na fila da frente: Gonçalves, Viegas (?), Lopes, Carvalho e Santos (eu). Corrijam e completem os elementos em falta, se puderem.
Tenho andado bastante ocupado e não tenho blogado como queria, mas vamos ver se consigo arranjar mais tempo e recuperar o ritmo. Já sabem, quaisquer fotos e/ou documentos sobre as OGMA, do passado ou presente, serão sempre benvindos. (Fotos JFS)

---------------------------------------------------------



Duas das várias fotos enviadas pelo Carlos Alberto Lopes Cantigas do 1º curso do F-104G, depois de ocasionalmente ter encontrado este blogue (uma das facilidades da internet). A lista de distribuição e o directório de contactos foram actualizados com o seu endereço e-mail.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caros colegas
Esta foto deixa-me imensas saudades.Suponho,não me ter cruzado alguma vez com eles ao longo de 37 anos anos.Já não lembro,gostaria de os contacta via mail.Sou o Alves de Espinho,"ganda maluco".Meu endereço luis-filipe-pimenta@hotmail.com ,um grande abraço do amigo Alves.

3:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros colegas
Estas fotos realmente deixa muitas
saudades.
Sou o Araújo Neves e frequentei o
1º curso do F-104,especialidade de motores
Todos estes que estão nas fotos são bem recordados.
Aqui fica o meu endereço: mlsaneves@msn.com
Um abraço

12:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caros colegas e amigos,

Carlos Alberto Santos. Foi com prazer que ao aceder a net para rever o F104G descobri o vosso vosso blog.Fiz o curso do F104G (penso que o primeiro)na especialidade de Comunicacoes.
Depois continuei nas OGMA ate 1974 sempre a trabalhar na "Radio-Radar".Aqui fica o meu email: c.a.g.santos@hotmail.com, espero receber noticias vossas.

Bons momentos nas OGMA, grande escola e ambiente de trabalho optimo.

Um abraco

3:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home