terça-feira, abril 03, 2007

Aviões da 2ª Guerra Mundial - Junkers Ju52

(Este post está em processo de atualização)

O Junkers Ju 52/3m, é um avião alemão trimotor de bombardeamento e transporte, fabricado entre 1932 e 1945 pela empresa Junkers, com capacidade de 17 passageiros. Também é conhecido como "Tante Ju" ou Auntie Ju, e apelidado pelas tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial como "Iron Annie". Foram produzidas mais de 4.000 unidades para utilização civil e militar.
A Aeronautica Militar importou em 1937, 10 unidades da versão g3e, em 1951 importou 2 unidades da versão g7e, e em 1962 mais 14 unidades designados Amiot AAC-1 Toucan, fabricados em França. Antes da Guerra Colonial foram utilizados como aviões civis de transporte de pessoas e bens e, durante a guerra, sobretudo como aviões de transporte e lançamento de pára-quedistas.


Segundo consta, os dois exemplares sobreviventes que estavam ao abandono em Alverca, conforme fotos acima (ver aqui) teriam há bastante tempo sido enviados para a Noruega, onde foram recuperados, tendo ficado lá um exemplar como pagamento e devolvido o segundo às OGMA. Ao que parece, o exemplar devolvido encontra-se no DGMFA, desmontado e coberto com oleados, conjuntamente com alguns outros aparelhos do Museu do Ar, esperando a conclusão das obras do novo Museu do Ar em Sintra. Esperemos que não demore tanto tempo para ver a luz do dia, que seja preciso uma nova restauração ...

Dois exemplares do Junkers Ju52 ainda em bom estado. Espero que o nosso aparelho que está "desmontado e armazenado" no DGMFA, a aguardar a conclusão das obras do novo Museu do Ar em Sintra, esteja em tão bom estado de conservação e que em breve o possamos ver.

Alguns exemplares do Junkers Ju52, utilizados na Europa, durante a 2ª Guerra Mundial.

1 Comments:

Blogger Dino do Ar said...

Caro amigo !
Tenho o grato prazer de o informar de que esta aeronave em particular, já se encontra montada e colocada em cima de um pedestal (por mim e pela equipa responsável pelo restauro de aeronaves do Museu do Ar- Sintra) e poderá ser vista a partir de dia 27de Junho aquando da abertura da exposição do 57º Aniversário da FAP na Base Aérea Nº1- Sintra por todo o público em geral.
Sem mais, despeço-me de si com uma grande saudação aeronáutica.
Paulo Moreira
SAJ/MMA

3:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home