sexta-feira, setembro 08, 2006

Aviões das FAP - DHC-1 "Chipmunk"

(Este post está em processo de atualização)


(clique para expandir)Em 1951 foram adquiridos 10 aviões em Inglaterra e, ainda no mesmo ano, iniciou-se a construção na OGMA de mais 66 aparelhos deste tipo. A partir de 1955 o Chipmunk foi utilizado como avião de instrução elementar, em substituição dos De Havilland Tiger Moth, sendo operado a partir da Base Aérea 7, S. Jacinto - Aveiro, e, no final da sua carreira, da Base Aérea 2, Ota. Houve ainda, Chipmunks em outras Unidades da Força Aérea mas apenas com carácter esporádico. Este tipo de avião foi abatido ao serviço em 1990, mas seis deles foram transformados para instrução dos cadetes da AFA, sendo remotorizados com o Lycoming O-360-A1A. O Museu do Ar possui dois exemplares em exposição estática. Mais informação aqui e aqui.

Dois DHC-1 Chipmunk 22 da fábrica De Havilland, Canada.
Um belo exemplar de um DHC-1 Chipmunk T.10 da Royal Air Force.

1 Comments:

Blogger Duarte Fernandes Pinto said...

Bonita apresentação do Chipmunk, com o seu motor Gipsy Major original, similar ao do Tiger Moth (mas com uns cavalitos mais ...).
O Aeroclube de Portugal tem um no hangar em Cascais em estado de voo, mas opera após ter sofrido uma transformação para albergar um motor de cilindros opostos.

9:21 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home