terça-feira, dezembro 04, 2018

Melhoramentos da Torre de Alverca em 1955

Da Revista do Ar nº 200 de Junho 1955:
«Com a entrada em serviço de uma pista magnífica com 2000 metros úteis, bem como dos caminhos de rolagem e de acesso, o Aeródromo de Alverca adquiriu papel de relevo na nossa rede de aeródromos, pela categoria de aeronaves que actualmente o podem utilizar. A existência de zonas de segurança adequadas nos dois extremos da pista principal, a ausência completa de obstáculos e o facto de se encontrar praticamente ao nível do mar, são aspectos que, no seu conjunto, contribuem para tornar Alverca um aeródromo de grandes possibilidades presentes, e muito especialmente no futuro, quando a sua pista for aumentada de 1 ou 2 km, como é perfeitamente praticável e sem encargos fora do normal.
 Para a instalação dos serviços de controlo de aeronaves foi adaptado um torreão do já clássico hangar da Oficina de Grande Montagem das OGMA. Construído há largos anos e para fins completamente diferentes, verificou-se possuir área, altura e compartimentação adequada, faltando-lhe apenas a cúpula envidraçada.
Fabricada nas OGMA, a cúpula foi içada por meio de um guindaste automóvel pertencente ao Serviço de Infra-estruturas da Aeronáutica Militar, trabalho este que se revestiu de aspectos interessantes, conforme as fotos juntam documentam. Previamente tinham sido colocadas em posição e ancorados os parafusos de fixação da cúpula à estrutura do torreão, sendo a cúpula neles arreada por meio de macacos.
Os trabalhos de acabamento da torre e instalação definitiva do equipamento prolongar-se-ão ainda por algumas semanas; entretanto a torre está operacional, trabalhando os controladores na sala do último andar. Nos pisos inferiores instalar-se-ão os Serviços Meteorológicos e de Operações, havendo ainda uma sala para tripulações.
Provida dos equipamentos correntes para comunicações em HF e VHF, foi a primeira torre portuguesa a tornar-se operacional em UHF, tendo assistido, desde o seu início, os voos dos aviões F-84-F, que desde há meses utilizam o aeródromo de Alverca.»



Três aspectos da colocação da cúpula na Torre de Alverca

Etiquetas: