quinta-feira, maio 12, 2016

Exposição GEAR na Amadora


21 de maio | Inauguração da “Exposição GEAR – Grupo de Esquadrilhas Aviação República” da Arma de Aeronáutica do Exército Português.
Local: Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira. Preço: € 0,99
Entrada gratuita: estudantes, idade ≥ 60 anos, ˂ 18 anos de idade e pessoas portadoras de deficiência. Patente até 14 maio de 2017.

"Em 1917, realiza-se na Amadora o 1.º Festival Aéreo e em 1919, o Grupo de Esquadrilhas de Aviação República (GEAR) da Arma de Aeronáutica do Exército Português instala-se na Amadora, nos terrenos onde funciona actualmente a Academia Militar. Durante cerca de um quarto de século, é da Freguesia da Amadora que partem algumas das mais importantes viagens da aviação nacional. Destas, há a destacar a tentativa de ligação à Ilha da Madeira, por Sarmento Beires e Brito Pais, em 1920; a viagem do Pátria a Macau, com Brito Pais, Sarmento Beires e Manuel Gouveia, em 1924; o voo a Goa, com Moreira Cardoso e Sarmento Pimentel, em 1930; o voo de Carlos Bleck e Humberto da Cruz à Guiné e Angola, em 1931 e a viagem de ida e volta do Dilly, a Timor, com Humberto da Cruz e António Lobato, em 1934.
Após anos de entusiasmo pelo pioneirismo da aviação, e de avanços tecnológicos importantes ao nível dos aparelhos, termina finalmente em 1938 a ligação da Amadora à aviação nacional. Razões de organização da Aeronáutica Militar, a par com a exiguidade e deficiências da pista de terra batida ali existente, determinaram a extinção do Grupo de Aviação de Informação n.º 1 – como passara a ser designado o GEAR – cujo pessoal e material seriam transferidos para Tancos.

Fonte: Homens e Aviões na História da Amadora, M. Lemos Peixoto, Ed. CMA" (via Jorge Pereira - FB)