segunda-feira, julho 15, 2013

OGMA - Secção de Helicópteros


Reparação de componentes de helicóptero. (Mais Alto 175-Nov73)

Reconstrução duma cabine de Alouette III (Mais Alto 176-Dez73)

Reparação de helicóptero "Puma" (Mais Alto 179-Mar74)

Vista geral da secção de helicópteros (Mais Alto 116-Dez68)

Montagem das B.T.P. dos Alouette III (Mais Alto 126-Out69)
 
Fase final da reparação do Alouette III (Mais Alto 132-Abr70)

(Mais Alto 135-Jul70)

Modificação da estrutura do Alouette III (Mais Alto 170-Jun73)

Centro de manutenção de helicópteros (Mais Alto 112-Ago68)
Fabricação da cauda dos SA-315 e SA-318 (Mais Alto 172-Ago73)

Em 1968, iniciaram-se os trabalhos ao nível do 3º escalão em helicópteros Sud Aviation Alouette III, SE-3160, nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.
Em 1969 tiveram início os cursos de formação para a manutenção do helicóptero Alouette III e do motor da Turbomeca, Artouste III-B e foi feita também a montagem de bancos de ensaio de acessórios. No ano seguinte, as OGMA enviaram alguns trabalhadores a França, para obtenção da especialização em Alouette III.
Em 1974 inicia-se a revisão geral dos motores Artouste III-B (para a FAP) e tem inicio a formação de trabalhadores para a manutenção do helicóptero da Aerospatiale SA-330 "Puma".
Em 1975, as OGMA, presentes pela primeira vez na Exposição Internacional de Farnborough, em Inglaterra, apresentaram um simulador de avarias para o helicóptero Alouette III e iniciaram-se as inspecções do 2º escalão dos helicópteros SA-330 "Puma".
Em 1977, estão presentes pela primeira vez no 32º Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço em Paris, onde apresentam o simulador de avarias do Alouette III e iniciam-se os trabalhos ao nível do 3º escalão e revisão geral dos helicópteros SA-330 "Puma".
Em 1979 iniciam-se os trabalhos em motores Artouste III-B para a RPA e para a Turbomeca.
Em 1981 inicia-se a fabricação da estrutura central do helicóptero SA-315 "Lama", para a Aerospatiale e no ano seguinte iniciam-se as intervenções neste tipo de helicóptero.
Em 1983 são organizados cursos de formação sobre o motor Turbomeca Ariel 1B e sobre o helicóptero Aerospatiale Ecureil AS-350 e iniciam-se as inspecções periódicas deste tipo de helicópteros.
Em 1984 iniciam-se as revisões gerais dos helicópteros SE-3130 AL-II e SA-315 "Lama", dos motores Allison T56/7/15, para a FAP e USAF e Artouste III-B para o Sudão.
Em 1985, as OGMA obtêm as certificações: "Certificat de Reparateur Agreé: Alouette III et Lama", pela Aerospatiale; de "Certificat de Reparateur Agreé: Moteurs Artouste III e Turmo IV", pela Turbomeca, "Certificat de Reparateur Agreé: Puma SA-330" e inicia-se ainda a realização de trabalhos em motores Artouste III-B para o Togo. Em 1986 realiza-se a formação sobre o motor Turbomeca Turmo IV C.
Em 1988 iniciam-se os trabalhos de instalação do Sistema IFR+Piloto Automático no helicóptero Alouette III e trabalhos em motores Turmo IV C e Artouste III-B para a Turbomeca e em motores Turmo para a Costa do Marfim.
Em 1989 realizam-se trabalhos em motores Turmo IV C para a "Forces Royales Air" de Marrocos, a manufactura de componentes em matérias compósitos para os helicópteros Super Puma de Eurocopter e começa o primeiro curso de formação sobre o motor Turbomeca "Makila".
Em 1992, é assinado o contrato "Assemblage Lama" com a Eurocopter para a montagem de 10 helicópteros Lama e tem início a manutenção periódica dos helicópteros SA-330 "Puma" para a BGS-Bundesgreenzshutz, da policia de fronteiras da Alemanha. Foi também feita a entrega do 1º helicóptero SA-330 "Puma" sujeito a remotorização com motor "Makila".
Em 1993 inicia-se a montagem de helicópteros Lama e realização de inspecções em helicópteros BELL 205. (Crédito: Publicação OGMA - 75º aniversário)

Etiquetas: , ,