terça-feira, fevereiro 26, 2013

OGMA - Envio de motor para Casablanca - 1954

Em 1954, as OGMA foram solicitadas a colaborar no carregamento de um motor «Allison» J-35, para o interior de um C-54 Skymaster da FAP, que o transportou até Casablanca, Marrocos. Tratando-.se de uma operação pouco comum na época, recupero abaixo, o artigo publicado na Revista do Ar nº188 de Junho 1954, cujo texto e fotos são da autoria do Major Engº Aeronáutico Fernando de Oliveira, futuro director das OGMA.
«A construção de uma pista magnífica, com 1800 metros de comprimento e entradas francas, permitiu que o aeródromo de Alverca passasse a ser utilizado pelos aviões quadrimotores de que dispõe a nossa Força Aérea. As fotos juntas mostram aspectos do carregamento de um motor «Allison» J-35, dentro da sua embalagem metálica, para bordo de um avião C-54 dos Transportes Aéreos Militares, que de Alverca o conduziu para Casablanca.
A movimentação de uma embalagem de tão grandes dimensões e com cerca de 2300 quilogramas de peso constitui tarefa delicada e o seu carregamento para bordo de um avião nas condições de rapidez em que foi executado, constitui caso inédito em Portugal.


A embalagem foi transportada para junto do avião num montacargas automóvel, o qual, abordando a fuselagem numa direcção a cerca de 45º com o eixo desta, elevou a embalagem um pouco acima do estrado do avião e a baixou seguidamente até que o seu extremo, do lado do estrado, assentou em rolos previamente colocados neste.

Um segundo montacargas, actuando no outro extremo da embalagem, elevou-a ligeiramente e empurrou-a para dentro do avião, onde se foram sucessivamente metendo mais rolos; o primeiro montacargas, ligeiramente baixado, foi conservado em posição como plataforma de segurança durante a primeira fase desta manobra e retirado depois para permitir a aproximação do segundo montacargas do avião.

Retirado este, a embalagem completamente sobre os rolos, é empurrada à mão para o local de ancoragem e aí, com o auxílio de alavancas, retirada dos rolos e amarrada.

Com pessoal razoavelmente treinado, um carregamento desta natureza pode fazer-se em 15 minutos, em qualquer ponto do aeródromo, não necessitando de equipamento algum além dos dois montacargas e de umas simples alavancas.» Crédito: Revista do Ar nº 188, fotos F. Oliveira.

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