sexta-feira, março 09, 2012

Carreira aérea Lisboa-Madrid - 1928


Notas sob a foto: «Em cima: Após a chegada do avião a Alverca em que se vêem D. Enrique Molina, Ilustre Encarregado de Negócios de Cuba, o poeta portoriquenho José Balseiro, o novelista cubano Hernandez Catá, o mestre de jornalistas Luis de Oteysa, e Eduino Móra, secretário da Legação de Cuba, além do nosso director e outras pessoas que esperaram os ilustres amigos. Ao centro: o nosso director, Luis de Sousa Fonseca, dá as boas vindas, em nome da Ilustração ao representante lídimo do jornalismo espanhol. Em baixo: Uma sensacional foto. O fotógrafo da Ilustração, de bordo dum aparelho onde voou ao encontro do "Junkers", fotografa o lindo aparelho dos Serviços Aéreos Portugueses, quando este toca em terra» (Revista Ilustração Portuguesa de 16 de Julho de 1928).

(Trimotor Junkers G 24 da UAE)
Os Serviços Aéreos Portugueses (SAP) só em Maio de 1929 receberam o seu primeiro avião de matrícula nacional - um Junkers F-13 vindo da Suécia - que recebeu a matrícula C-PAAC. Até esta data os aviões usados na ligação Madrid - Lisboa (Alverca) - Sevilha seriam os trimotores Junkers G-24 ou mesmo os Junkers F-13 da UAE - Union Aérea Espanhola (que possuia um total de 2 G-24 e 3 F-13), onde a casa Junkers Flugzeugwerk AG era accionista maioritária.


Notas sob as fotos do Junkers F-13 matricula M-CBBA: «Nos soberbos «Junkers» da carreira aérea Lisboa-Madrid voou há dias o mais pequeno aeronauta do mundo. Trata-se do filhinho do nosso querido camarada, o ilustre pintor Eduardo Malta que, com sua mãe. a exma esposa daquele nosso amigo, foi reunir-se ao pai na cidade de Madrid. As nossas fotos mostram o arrojado viajante de 9 meses antes de entrar no aparelho  e na ocasião de ser metido na cabine, operação que encarou com coragem inaudita na presença do heróico aviador, piloto do «Junker» que se vê à esquerda na foto». (Revista Ilustração Portuguesa de 01 de Julho de 1928).
A Union Aérea Espanhola possuiu, no total, dois Junkers G-24 com as matriculas M-AJAJ e M-CFFA e cinco Junkers F-13 com as matriculas M-AAJ, M-AJAA, M-CBBA, M-CAAD e M-CEEA.

Etiquetas: