segunda-feira, março 14, 2011

Pólo Aeronáutico em Alverca

Grupo de trabalho vai estudar criação de pólo aeronáutico em Alverca

Um grupo de trabalho está a ser constituído para estudar a criação de um pólo aeronáutico em Alverca do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira. A ideia é que a cidade funcione como “cluster” do sector atraindo um conjunto de empresas ligadas à área.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira já indicou Ramiro Matos, antigo vereador do urbanismo da autarquia, tenente-coronel da Força Aérea aposentado, para integrar o grupo de trabalho como representante do município. A proposta partiu da Empordef (Empresa Portuguesa de Defesa SGPS, SA).

O Museu do Ar transferiu-se para Sintra, como O MIRANTE noticiou, mas em Alverca continua localizada a OGMA – Indústria Aeronáutica, bem como o Depósito Geral de Material da Força Aérea. A Escola Secundária Gago Coutinho tem igualmente cursos ligados ao sector. O pólo deverá contemplar o desenvolvimento de cursos médios e superiores na área da aeronáutica, o que implicará também o envolvimento das escolas, alerta a presidente da câmara municipal, Maria da Luz Rosinha.

A reserva de terrenos para o pólo já está prevista no âmbito do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML) e será, na opinião da autarca, “uma mais valia para a região”.

O vereador da Coligação Novo Rumo, Rui Rei, considera que o que o concelho quer é um cluster (conjunto de empresas da área) e não um mero pólo, considerando que Alverca pode ser no sector da aeronáutica aquilo que é o Tagus Park , em Oeiras, na área das novas tecnologias. “A cereja no topo do bolo é a formação”, analisa. (Ler noticia no Semanário "O Mirante" 13-03-2011).

Etiquetas: